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Nozes

Sobre as nozes

A origem das nozes é a região da Pérsia, mas logo elas se espalharam pela Ásia e Europa, virando uma sensação em preparos doces e salgados. Elas são oleaginosas da mesma família da castanha de caju e da avelã, por exemplo, trazendo vários pontos positivos pra saúde – além de um sabor incrível.

Qual é o benefício das nozes?

E não se limitam aos preparos de final de ano não, viu? Veja alguns motivos pra incluir esse item na sua alimentação de janeiro a dezembro:

Ajuda na manutenção do peso saudável: graças a um alto teor de gordura boa, ela pode ser uma aliada tanto pelas propriedades benéficas, quanto por promover a sensação de saciedade.

Controle do colesterol: a gordura boa em sua composição está relacionada à diminuição dos níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo. Por isso, são conhecidas como alimentos que protegem o coração.

Combate o estresse: por serem ricas em ômega-3, as nozes fazem parte de dietas que ajudam a combater o estresse, a ansiedade e sintomas da depressão. Seu consumo regular também contribui para aliviar a fadiga e fornecer bastante energia.

Atua na saúde do cérebro: os nutrientes presentes nas nozes favorecem a formação de novos neurônios e ainda contribui para a comunicação entre os já existentes.

Quais são os tipos de nozes?

Na verdade, nem todas são tecnicamente nozes. Mas têm características muito semelhantes, como a sementes grandes e casca dura, por isso geralmente são encaixadas nos grupos das nozes e castanhas. Veja quais são as principais variedades que merecem um lugar especial nas suas receitas:

• Amêndoa

• Pistache

• Avelã

• Macadâmia

• Castanha do Pará

• Castanha de caju

• Noz pecan

• Noz moscada

Dicas de como consumir a oleaginosa

São versáteis, indo do petisco a pratos beeem elaborados. Inclusive, as nozes podem compor lanches intermediários e até mesmo serem usadas como pré-treino, pois auxilia no ganho de massa muscular. Com um pouquinho de criatividade, as nozes podem ser usadas em diversos preparos como:

• Massas

• Saladas

• Risoto

• Bolos e doces

• Nozes caramelizadas

• Preparo de bebida vegetal

• Snack saudável e muito mais!

Aqui na Liv Up, você encontra nozes inteiras e também emprestando seu sabor a diversas receitas do nosso menu – do panetone a um ravioli super saboroso. Vem experimentar!

Quantas nozes comer por dia?

Para garantir os benefícios sem pesar na alimentação (pois são alimentos bastante calóricos), a recomendação é de um consumo diário de em média 7 unidades de nozes.



O que é que a nozes tem?


Ajudam na saúde do cérebro

Combatem o estresse

Atuam no controle do colesterol


Porção de 100g Total VD*
valor energético 620,1 kcal 31,0 %
carboidratos 18,4 g 6,1 %
proteínas 14,0 g 18,6 %
gorduras totais 59,4 g 107,9 %
gorduras saturada 5,6 g 25,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 7,2 g 29,0 %
sódio 4,6 mg 0,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!