Ajuda
desconto

home > ingredientes > castanha-de-caju

Castanha De Caju

Origem da castanha de caju

Esse alimento com sotaque nordestino é delícia pura! Na língua tupi, acaiu (caju) significa noz que se produz. Assim, o caju fez jus ao nome e se espalhou pelo mundo todo. Por se dar tão bem com o clima tropical, ele faz parte também da tradição de países como Moçambique, Índia e Nigéria.

Quais os nutrientes da castanha de caju?

O valor nutricional da castanha de caju é imenso. O fruto do cajueiro é um excelente aliado da saúde por conter antioxidantes e ser rico em gorduras boas para o coração. Além disso, fornece também minerais como magnésio, ferro e zinco. O resultado é que consumir castanha de caju faz um bem danado pro organismo:

• Previne o envelhecimento precoce: por ser rico em antioxidantes, evita o dano dos radicais livre;

• Ajuda a memória: contém selênio, um nutriente que atua na proteção da saúde do cérebro, além de conter vitamina E, que contribui para prevenção de doenças como Alzheimer.

• Faz bem pro coração: sua composição favorece o aumento do colesterol “bom” (HDL) e ajuda a diminuir o colesterol “ruim” (LDL);

• Atua no controle do açúcar no sangue: as fibras da castanha de caju atrasam a absorção dos açúcares, além de diminuir a liberação de insulina;

• Fortalece o sistema imunológico: pois contém zinco, e as vitaminas A e E;

• Up no seu bem-estar: o zinco em sua composição ajuda a prevenir ou amenizar sintomas de depressão;

• Mantém a pele bonita e saudável: e o mesmo efeito também favorece o cabelo e as unhas. Isso acontece graças a nutrientes como cobre, selênio e vitamina E.

Ou seja, os benefícios da castanha de caju são muitos e agora não faltam motivos para você inserir esse alimento na sua rotina.

Quanto se pode comer de castanha de caju por dia?

Consumir castanha de caju é fácil, fácil! O fruto pode ser incluído nos lanches e saladas, virar um snack super gostoso e até mesmo ser saboreado na forma de manteiga ou leite de castanha de caju. Apesar de seus pontos positivos e versatilidade, deve ser consumido em pequenas porções, pois é um alimento bastante calórico (100g fornece 613 calorias). A recomendação é consumir cerca de 5 castanhas por dia para garantir seus pontos positivos.

Tem diferença da castanha do pará?

Ambos alimentos brasileiríssimos, deliciosos e cheios de benefícios pra saúde. Mas sim, essas duas castanhas têm suas diferenças. Em termos nutricionais, a castanha do pará fornece uma maior quantidade de fibras, cálcio e magnésio. Por outro lado, a castanha-de-caju é menos calórica e contém mais proteínas. Já quando o assunto é sabor e aplicação culinária, ambas fazem bonito e dão show nas receitas.



O que é que a castanha de caju tem?


Previne doenças cardíacas

Afasta o envelhecimento precoce

Faz bem pra memória


Porção de 100g Total VD*
valor energético 553,0 kcal 27,7 %
carboidratos 30,2 g 10,1 %
proteínas 18,2 g 24,3 %
gorduras totais 43,9 g 79,7 %
gorduras saturada 7,8 g 35,4 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 3,3 g 13,2 %
sódio 12,0 mg 0,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!