Ajuda
desconto

home > ingredientes > noz-moscada

Noz Moscada

A noz moscada

Já experimentou noz-moscada, uma deliciosa especiaria obtida da Myristica fragrans – árvore tropical nativa da Indonésia? De sabor marcante, ela é muito usada em sobremesas e pratos indianos, além de bebidas como vinho quente e chai. Para quem gosta de pratos aromáticos e com um gostinho de quero mais, essa iguaria é uma pedida e tanto.

Noz moscada tem benefícios?

E não é só no paladar que o ingrediente faz bonito, não, viu? Anote aí outros motivos pelos quais a noz-moscada é um hit gastronômico:

Fonte de antioxidantes: pequeno no tamanho, o alimento é um gigante quanto o assunto são compostos vegetais com poder antioxidante, ajudando a proteger o organismo e células dos danos causados pelos radicais livres.

Propriedades anti-inflamatórias: essa noz é rica em compostos que ajudam na redução da inflamação no corpo, além de beneficiar pessoas com condições inflamatórias.

Melhora a saúde do coração: suplementos de noz-moscada podem reduzir fatores de risco para problemas cardíacos, como o colesterol elevado e níveis de triglicerídeos altos.

Função antibacteriana: quer manter a saúde bucal em dia? Então inclua a noz-moscada na alimentação. Afinal de contas, ela tem efeito antibacteriano contra cepas prejudiciais que podem causar cáries e doenças na gengiva.

Faz bem pro cérebro: atua como estimulante cerebral, ajudando a amenizar o cansaço mental, estresse, fadiga e melhorar a capacidade de concentração.

Como consumir noz moscada?

Apesar de o seu sabor ser melhor aproveitado se ralada na hora do consumo, é bem mais difícil encontrar as sementes, sendo mais popularmente comercializada a sua versão em pó, já moída.

Noz-moscada: para que serve?

Com a especiaria em mãos, não tem erro: vai que é uma beleza em bebidas quentes, tortas, bolos, pães, biscoitos, refogados de legumes, purês e as clássicas receitas salgadas à base de leite, como o molho branco e o strogonoff. Também dá pra caprichar num combo poderoso, juntando o aroma e sabor da noz-moscada com outros temperos super especiais, como o cardamomo, cravo, açafrão e curry.

Outros pratos deliciosos também podem ganhar um quê a mais, principalmente receitas com carnes suaves, como, por exemplo, curry de cordeiro e costeletas de porco.

Como ralar noz moscada?

Com a ajuda de um mini ralador bem fininho, é só ralar a sua noz-moscada, cuidando para não machucar as mãos. E não precisa de muito: você pode ralar pequenas doses do tempero por vez, já que ela fica mais saborosa quando ralada na hora. É só usar na finalização dos seus pratos e saborear!



O que é que a noz moscada tem?


Contém antioxidantes

Possui propriedades anti-inflamatórias

Ajuda a melhorar o humor


Porção de 100g Total VD*
valor energético 650,0 kcal 32,5 %
carboidratos 65,0 g 21,7 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 35,0 g 63,6 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!