Ajuda
desconto

O que é uma alimentação low carb?

Uma alimentação low carb é aquela que tem menor proporção de carboidratos. E o que é o carboidrato? É o principal nutriente usado pelo nosso corpo para produzir energia, como se fosse a gasolina da máquina que é nosso corpo.

A farinha, arroz, batatas e o açúcar são alimentos que contém carboidratos que a gente mais come. As frutas e vegetais também têm um pouquinho de carboidrato, mas é bem menos. Então, a alimentação low carb é quando tem menos destes ingredientes no prato.

Low carb é necessariamente fitness?

A alimentação low carb é muito cultuada por pessoas que seguem uma rotina focada em fazer exercícios e comer de forma equilibrada. Isso porque pode acelerar os resultados.

Mas, engana-se quem pensa que a comida low carb é só para o público fitness. Pode ser consumida por qualquer um, em qualquer refeição e pode ser bem gostosa!

Low carb é zero carb?

Nããão! Low carb significa baixo carboidrato, enquanto zero é nada nadinha mesmo. Nem as frutas e vegetais entram, ou seja, é bem mais restrita. A alimentação zero carb é a tal da cetogênica. Ela tem este nome porque produz corpos cetônicos. Bem, só complicou ainda mais né?

Vamos lá: sem carboidratos, nosso corpo passa a produzir estas substâncias com nome estranho a partir das gorduras para se manter em pé e funcionando. Por isso, para uma alimentação ser cetogênica, você não pode consumir nada de carboidrato.

Enfim, falamos tudo isso pra mostrar que low carb não tem nada a ver com zero carb. Só é uma alimentação com menos carboidrato!

E como eu sei que um alimento é low carb?

Pela proporção de calorias, que normalmente está na segunda coluna das tabelas nutricionais - aquela porcentagem conhecida como VD (valor diário). Por lá, você consegue ver a proporção de carboidratos, proteínas e gordura.

Low carb significa redução de calorias?

Nada disso! Low carb não significa menos calorias. Este tipo de comida tem redução da quantidade total de carboidratos. Inclusive, é capaz até que uma comida low carb tenha o mesmo (ou maior) valor calórico.

Alguns termos são bem populares por aí, mas só para garantir que você vai entender de verdade o que isso quer dizer, vai essa explicação básica sobre calorias: cada grama de carboidrato fornece 4 calorias, já as gorduras fornecem 9 calorias por grama. O valor calórico do alimento é a soma destas três continhas ai!

Então, já entendeu porque uma comida com menos carboidrato não tem menos calorias? Porque provavelmente vai ter mais gordura, já que é difícil fazer certas receitas só à base de proteína. Mas vamos combinar que isso não significa algo negativo, ok? A era da fobia das gorduras já acabou e hoje a gente tá sabendo que existem as gorduras do bem. São as castanhas e o azeite, por exemplo, que são super saudáveis, mas são gordura pura.

Voltando a diferença do low carb para o menos calórico, só para exemplificar: se um pedaço de bolo de chocolate comum tem por volta de 40 gramas de carboidrato e umas 250 calorias, um bolo com as mesmas 250 calorias, mas com 10 gramas de carboidrato será low carb. E então esse bolo low carb vai ter mais proteínas e gorduras, mas não necessariamente menos calorias.

Onde comprar comida congelada

Entregamos na Grande São Paulo. Conheça as regiões aqui!

Trabalhamos na cidade do Rio de Janeiro. Veja os bairros cobertos!