É isso, pensou em alimentação sem carne, então tem tofu! O alimento é fonte de proteínas de origem vegetal, pra lá de versátil, e você provavelmente nem imagina o tanto de nutrientes que ele tem.
Abram alas pro tofu, um alimento com séculos de história, muitos nutrientes e versátil como ele só. Pra começar, vale saber que a origem do tofu é a China, apesar de bem conhecido também na gastronomia japonesa e coreana – e fazer sucesso por onde passa, principalmente quando o assunto é alimentação sem carne.
Obtido da soja, seu processo de fabricação deriva do leite de soja do mesmo jeito que o queijo deriva do leite animal. Por isso, muitas vezes é conhecido como queijo de soja ou queijo tofu. Tem até textura semelhante, sabor levinho e combina com uma infinidade de ingredientes e preparações – do ensopada às sobremesas.
O tofu é vegano, pouco calórico e cheio de nutrientes, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. O resultado dessa combinação são diversos benefícios para saúde, anota aí:
Ele promove a saúde dos músculos e o ganho de massa muscular, por ser uma ótima fonte de proteínas;
Por conter fibras e água, além de ajudar a promover a saciedade;
Isso porque ele tem o ômega-3 em sua composição;
Por conter isoflavonas, antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e de endométrio.
Existem estudos que apontam que comer uma porção semanal de tofu pode reduzir em até 18% os riscos do desenvolvimento de doenças cardíacas;
Por conta da proteína, o tofu ajuda a aumentar a massa muscular e melhorar a saúde óssea, afastando problemas como osteopenia e sarcopenia. Além disso, outros minerais presentes no alimento também contribuem para a manutenção do metabolismo ósseo, como o cálcio, fósforo e magnésio.
As isoflavonas presentes na soja contribuem para melhorar os sintomas da menopausa, ativando os receptores do estrogênio, um hormônio que sofre redução nessa fase da vida.
Ainda graças às isoflavonas, a soja pode beneficiar o controle do açúcar no sangue, melhorando a sensibilidade à insulina.
Seu preparo não tem segredo: o alimento milenar chinês consiste, basicamente, na mistura de sal com o leite de soja, fazendo um tipo de coalhada. Existem variações como o tofu firme ou tofu defumado, mas a base dessas receitas é a mesma.
Quem é fã de queijo tem chances de se apaixonar também pelo tofu. Ele pode ter textura firme ou macia e, geralmente, tem sabor quase neutro, bem fácil de harmonizar com outras delícias e criar combinações incríveis.
Ótima fonte de proteínas, o tofu pode ser um substituto para a carne e o queijo em dietas vegetarianas ou veganas. Mas graças aos seus benefícios ele pode – e deve! – ser consumido por todo mundo que busca uma alimentação saudável.
Entre os principais nutrientes encontrados nesse alimento de origem asiática estão a vitamina C, e vitamina B6, além de minerais como o cálcio, fósforo e ferro.
Bom, para obter os benefícios e atender as necessidades diárias de proteína, a ingestão do tofu deve ser de 100g por dia.
É rico em nutrientes e proteínas – além de conter todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Em uma porção de 100 gramas de tofu, você encontra 64 calorias, com a seguinte distribuição nutricional:
Ou seja, para quem se pergunta se tofu engorda ou emagrece, saiba que o alimento oferece mais proteínas que carboidratos por porção.
Para variar os preparos do dia a dia, existem diferentes tipos de tofu, como o firme, soft, temperado, tofu orgânico e até mesmo defumado. A grande diferença, nesse último caso, diz respeito ao seu processo de preparo, que intensifica seu sabor e deixa o tofu mais escurinho.