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Tofu

Sobre o tofu

Abram alas pro tofu, um alimento com séculos de história, muitos nutrientes e versátil como ele só. Pra começar, vale saber que a origem do tofu é a China, apesar de bem conhecido também na gastronomia japonesa e coreana – e fazer sucesso por onde passa, principalmente quando o assunto é alimentação sem carne.

Obtido da soja, seu processo de fabricação deriva do leite de soja do mesmo jeito que o queijo deriva do leite animal. Por isso, muitas vezes é conhecido como queijo de soja. Tem até textura semelhante, sabor levinho e combina com uma infinidade de ingredientes e preparações – do ensopada às sobremesas.

Quais são os benefícios do tofu?

O tofu é vegano, pouco calórico e cheio de nutrientes, como proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. O resultado dessa combinação são diversos benefícios para saúde, anota aí:

• Amigo da boa forma: promove a saúde dos músculos e o ganho de massa muscular, por ser uma ótima fonte de proteínas;

• Auxilia o bom funcionamento do intestino: por conter fibras e água, além de ajudar a promover a saciedade;

• Atua no controle do colesterol: isso, graças ao ômega-3 em sua composição;

• Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer: por conter isoflavonas, antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de mama e de endométrio.

Como é feito o tofu?

Seu preparo não tem segredo: o alimento milenar chinês consiste, basicamente, na mistura de sal com o leite de soja, fazendo um tipo de coalhada. Existem variações como o tofu firme ou tofu defumado, mas a base dessas receitas é a mesma.

Qual é o gosto do tofu?

Quem é fã de queijo tem chances de se apaixonar também pelo tofu. Ele pode ter textura firme ou macia e, geralmente, tem sabor quase neutro, bem fácil de harmonizar com outras delícias e criar combinações incríveis.

Como ele pode substituir nas refeições?

Como fonte de proteínas, o tofu pode ser um substituto para a carne e o queijo em dietas vegetarianas ou veganas. Mas graças aos seus benefícios ele pode – e deve! – ser consumido por todo mundo que busca uma alimentação saudável.

Bateu vontade de experimentar? Aqui na Liv Up você encontra um tofu firme bem concentrado que contém maior quantidade de proteínas, e é ideal para ser feito grelhado, marinado, assado ou frito.



O que é que o tofu tem?


Ajuda na prevenção do câncer

Auxilia o funcionamento do intestino

Promove sensação de saciedade


Porção de 100g Total VD*
valor energético 60,0 kcal 3,0 %
carboidratos 1,8 g 0,6 %
proteínas 7,5 g 10,0 %
gorduras totais 3,8 g 6,8 %
gorduras saturada 0,5 g 2,3 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 12,5 mg 0,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!