Ajuda
desconto

home > ingredientes > cravo

Cravo

Sobre o cravo e sua origem

Também conhecida como cravo-da-índia ou como cravinho (Syzygium aromaticum), essa planta originária da Indonésia é bastante cultivada em muitos lugares do mundo, como as ilhas Madagascar e Granada. E o motivo é o botão de sua famosa flor, utilizado como condimento na culinária há milhares de anos.

Aliás, além de usado no preparo de diversas delícias, a especiaria é um ingrediente presente na fabricação de vários medicamentos, graças às suas propriedades medicinais.

Quais os benefícios do cravo?

Alô você que adora pratos e bebidas bem aromáticas: a lista de motivos para consumir cravo é longa, viu? Dá uma espiadinha em alguns das principais vantagens do cravo pra saúde:

Atua contra dores e inflamações: Para começar, o cravo apresenta propriedades que auxiliam no combate a dores e inflamações. Por isso, o eugenol, ou óleo de cravo, é utilizado para amenizar esses sintomas, principalmente nos casos de dores de dente.

Melhora a cicatrização e combate infecções: Sua ação antisséptica auxilia no processo de cicatrização e previne infecções ou inflamações. Além disso, também conta com poder antibacteriano e antifúngico, o que faz com que ele contribua para a cura de infecções. É daí que vem a indicação que chá de cravo é bom para o pulmão, pois justamente essas propriedades ajudam a tratar problemas respiratórios.

Atua como relaxante muscular: Pegou pesado no treino? O gel de cravo-da-índia é um ótimo analgésico e pode ser usado em pontos específicos, em caso de dores e contusões, além de ajudar a relaxar os músculos. Outra vantagem é que o cravo da índia tira o sono, pois seu aroma auxilia no combate à fadiga, trazendo mais disposição.

Contribui para uma boa digestão: A especiaria ativa enzimas que auxiliam o funcionamento do estômago e intestino, ajudando a melhorar a digestão.

Para que serve o chá de cravo?

A bebida obtida por meio da infusão dessa especiaria pode ser uma poderosa aliada do seu bem-estar. Afinal de contas, ajuda a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.

Veja como fazer chá de cravo é fácil fácil: você vai precisar de 10g de cravo-da-índia e um litro de água fervente. Para o preparo, não tem segredo! Basta acrescentar o cravo na água e deixar ferver por 15 minutos. Em seguida, espere a bebida esfriar e beba em 3 porções, no decorrer do dia. Molezinha, né?

Por que as pessoas mastigam cravo?

Essa história de que “é só morder um cravinho que a dor passa” tem fundamento científico: o eugenol presente no cravo tem poderes analgésicos e anti sépticos naturais, e pode também atuar como um antibacteriano. Por isso, mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar dores de garganta e dores de dente, além de ajudar a combater o mau-hálito.



O que é que o cravo tem?


Combate dores e inflamações

Melhora a cicatrização e combate infecções

É um relaxante muscular natural


Porção de 100g Total VD*
valor energético 274,0 kcal 13,7 %
carboidratos 65,5 g 21,8 %
proteínas 6,0 g 8,0 %
gorduras totais 13,0 g 23,6 %
gorduras saturada 4,0 g 18,2 %
gorduras trans 0,3 g ** %
fibra alimentar 33,9 g 135,6 %
sódio 277,0 mg 11,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento