O cravo é um condimento que dá o toque final em bolos, doces e principalmente no beijinho de festa! Vem sem medo mastigar o botão da flor de cravo.
Também conhecida como cravo-da-índia ou como cravinho (Syzygium aromaticum), essa planta originária da Indonésia é bastante cultivada em muitos lugares do mundo, como as ilhas Madagascar e Granada. E o motivo é o botão de sua famosa flor de cravo, utilizado como condimento na culinária há milhares de anos.
Aliás, além de usado no preparo de diversas delícias, a especiaria é um ingrediente presente na fabricação de vários medicamentos, graças às suas propriedades medicinais.
Alô você que adora pratos e bebidas bem aromáticas: a lista de motivos para consumir cravo é longa, viu? Dá uma espiadinha em alguns das principais vantagens do cravo pra saúde:
Para começar, o cravo apresenta propriedades que auxiliam no combate a dores e inflamações. Por isso, o eugenol, ou óleo de cravo, é utilizado para amenizar esses sintomas, principalmente nos casos de dores de dente.
Sua ação antisséptica auxilia no processo de cicatrização e previne infecções ou inflamações. Além disso, também conta com poder antibacteriano e antifúngico, o que faz com que ele contribua para a cura de infecções. É daí que vem a indicação que chá de cravo é bom para o pulmão, pois justamente essas propriedades ajudam a tratar problemas respiratórios.
Pegou pesado no treino? O gel de cravo-da-índia é um ótimo analgésico e pode ser usado em pontos específicos, em caso de dores e contusões, além de ajudar a relaxar os músculos. Outra vantagem é que o cravo da índia tira o sono, pois seu aroma auxilia no combate à fadiga, trazendo mais disposição.
A especiaria ativa enzimas que auxiliam o funcionamento do estômago e intestino, ajudando a melhorar a digestão.
A bebida obtida por meio da infusão dessa especiaria pode ser uma poderosa aliada do seu bem-estar. Afinal de contas, ajuda a amenizar dores de cabeça, cólicas menstruais, baixar a febre, aliviar dores de dente e inflamações de garganta.
Veja como fazer chá de cravo é fácil fácil: você vai precisar de 10g de cravo-da-índia e um litro de água fervente. Para o preparo, não tem segredo! Basta acrescentar o cravo na água e deixar ferver por 15 minutos. Em seguida, espere a bebida esfriar e beba em 3 porções, no decorrer do dia. Molezinha, né?
Essa história de que “é só morder um cravinho que a dor passa” tem fundamento científico: o eugenol presente no cravo tem poderes analgésicos e anti sépticos naturais, e pode também atuar como um antibacteriano. Por isso, mastigar cravos vai liberar lentamente o eugenol e anestesiar dores de garganta e dores de dente, além de ajudar a combater o mau-hálito.
Refeições prontas em minutos, saúde e sabor pra sua rotina: