Ajuda
desconto

home > ingredientes > zaatar

Zaatar

Sobre o zaatar

Esse é para quem adora uma comida com o toque especial que só os temperos e especiarias sabem trazer. Aliás, o zaatar é a dica certa para tirar qualquer receita do lugar comum, trazendo mais sabor, aroma e alegria. Importado da culinária árabe, ele tem uma pegada fresca, picante e com um cheirinho irresistível.

O que contém no tempero?

No preparo do zaatar, os ingredientes podem variar. Como todo mix, a fórmula varia de acordo com a criatividade e preferência do criador. Mas, no geral, a mistura leva tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, sumagre e sal, e eventualmente também cominho e coentro. Aliás, é daí que vem o nome, já que za’atar provém da palavra árabe usada para nomear o tomilho.

Quais os benefícios do zaatar?

Além do gostinho de quero mais, tem benefícios para a saúde! Por conta dos ingredientes usados no seu preparo, age como anti-inflamatório, expectorante natural, além de atenuar dores no estômago e combater a falta de memória e sono. É conhecido também por ajudar na digestão, além de fortalecer as defesas do organismo.

Como usar zaatar?

Zaatar na esfiha, em sopas, risoto, molhos, no tabule, homus, coalhada seca, frango, peixe e cordeiro. Harmoniza super bem com vegetais, como a batata, a abóbora e a berinjela. Outras combinações são o zaatar com grão-de-bico, nas almôndegas ou pra deixar até o ovinho frito do dia a dia, um queijo ou pão pita com um gostinho sensacional.

Uma das formas mais tradicionais, aliás, de usar o tempero é no café da manhã, com pão sírio. O Mana’eesh ou Manakish consiste em regar esse pão com azeite e polvilhar de zaatar, fazendo um clássico desjejum árabe:

• Comece fatie seu queijo favorito e espalhe sobre a superfície de um pão sírio aberto;

• Depois, polvilhe zaatar sobre o queijo;

• Regue tudo com azeite de oliva de qualidade;

• Aqueça por alguns minutos no forno até que o queijo derreta e já está prontinho para saborear

Deu vontade de experimentar? É fácil de encontrar essa especiaria em casas de produtos naturais ou então comprar os ingredientes para preparar em casa. Aí a dica é tostar o gergelim por cerca de 1 a 2 minutos em uma frigideira em fogo médio. Depois, é só juntar tudo num processador de alimentos e triturar. Guarde em recipiente fechado, em local fresco e escuro, pois dura até seis meses.



O que é que o zaatar tem?


Ação anti-inflamatória

Expectorante natural

Aliado da memória e do sono


Porção de 100g Total VD*
valor energético 125,0 kcal 6,3 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 18.900,0 mg 787,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento