Ajuda
desconto

home > ingredientes > vagem

Vagem

Sobre a vagem

Nativa das Américas, é uma leguminosa cheia de charme e bons nutrientes. Aliás, é assim com todo o grupo alimentar da vagem, que inclui também os feijões, lentilha, grão de bico e ervilha. Já viu que só tem coisa boa nessa família, né? De acordo com a clássica pirâmide alimentar, é preciso incluir uma porção desse tipo de alimento todos os dias no seu prato pra deixar tudo mais saudável.

Quais os benefícios da vagem?

Oba! Tem motivo de sobra pra você não deixar faltar vagem na despensa. Veja só:

Ação antioxidante: contém substâncias que retardam o envelhecimento precoce das células e combatem a ação dos radicais livres no organismo.

Saúde muscular: é rica em magnésio, um mineral importante para o crescimento e fortalecimento dos músculos.

Combate à anemia: fornece uma boa quantidade de ferro – mineral que atua no reforço do sistema imunológico, e também previne doenças como a anemia.

Tudo de nutrientes, quase nada de calorias: a vagem oferece benefícios sem pesar na rotina: uma porção de 100 gramas contém apenas 35 calorias.

Xô mau humor: o ácido fólico presente na vagem favorece a produção dos hormônios do humor e bem-estar, como a dopamina, noradrenalina, homocisteína e serotonina.

Intestino regulado: rica em fibras, é uma aliada e tanto pra manter o bom funcionamento do intestino e prevenir a prisão de ventre.

Conheça os tipos de vagem

E ela não para de surpreender: para quem procura variedade na hora de preparar uma salada quente, vagem refogada ou vagem cozida, tem diferentes opções. Anota aí:

Vagem macarrão: também chamada de feijão vagem, é o tipo mais popular. É cilíndrica e crocante, indicada pra sopa ou cozimento no vapor.

Vagem holandesa: conhecida ainda como vagem francesa, é mais fina e pouco fibrosa, sendo ideal para cozimentos rápidos. Uma boa dica é saltear na frigideira quente e servi-la como acompanhamento de carnes, fazendo a tradicional carne moída com vagem.

Vagem manteiga: é mais achatadinha que a holandesa, tendo uma textura sedosa e macia. Pode ser levemente cozida ou branqueada.

Ervilha torta: tem uma aparência diferente, sendo larga, curva e achatada. Já o sabor é adocicado e a textura super crocante. Casa bem com shoyu e óleo de gergelim.

Edamame: o edamame – ou soja verde – é uma vagem pequena e robusta que faz sucesso na cozinha japonesa.

Como consumir no dia a dia?

A vagem é um alimento bastante versátil e pode ser preparada de formas bem variadas: refogada, cozida ou grelhada – acompanhando pratos vegetarianos, carnes ou como ingredientes em tortas e sopas.



O que é que a vagem tem?


Melhora o sistema imunológico

Faz bem para a visão

Melhora o humor


Porção de 100g Total VD*
valor energético 24,9 kcal 1,2 %
carboidratos 5,3 g 1,8 %
proteínas 1,8 g 2,4 %
gorduras totais 0,2 g 0,3 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,4 g 9,5 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!