A favor ou contra? A verdade é que incluir a uva-passa nas suas refeições é uma ótima escolha no quesito alimentação saudável.
Ingrediente clássico das festas de fim de ano, a uva passa pode emprestar seu sabor a muitos outros pratos do seu dia a dia. Afinal de contas, nada mais é que do que uma uva que foi desidratada e que possui um sabor docinho característico devido à frutose e glicose. A especiaria combina bem com o arroz à grega, panetones, cookies, granolas, vitaminas, farofas, saladas de maionese, antepastos e até mesmo bolos.
Além de saborosa, a uva passa proporciona energia e tem alto teor de vitaminas e minerais. Um de seus benefícios mais conhecidos é a presença de antioxidantes como os flavonoides, fenóis e polifenóis, compostos que ajudam a reduzir o estresse oxidativo, eliminar os radicais livres e prevenir o dano celular.
Quer mais? Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a uva passa ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade. Em suma, o consumo desse alimento pode fazer muito bem ao organismo, desde que seja feito com moderação. O máximo recomendado é de 100 gramas por dia.
Primeiramente, vale destacar que se tratam de espécies distintas, em diferentes processos de maturação. Ou seja, os sabores também não são iguais. Do ponto de vista nutricional, a preta tem maior quantidade de flavonoides – que estão presentes na uva passa branca, porém em menor concentração.