Ajuda
desconto

home > ingredientes > tomate

Tomate

Sobre o tomate

Provavelmente, ao pensar em tomate, você já é transportado para a Itália, em meio aos molhos e pratos deliciosos e bem característicos. Mas foi aqui na América do Sul, mais precisamente na Cordilheira dos Andes, que o tomate nasceu para conquistar o mundo todo.

Aliás, foi somente com a chegada dos europeus, no século 16, que o fruto foi levado para a Europa. Aperfeiçoado pelos italianos ganhou o poético nome de “pomodoro” (pomo de ouro), por conta da coloração amarelada que apresentava naquela época.

Pois esse precioso ingrediente continua fazendo sucesso até os dias de hoje e tem tanta variedade que fica até difícil escolher. A sua versatilidade fica evidente também no grande leque de preparos saborosos dos quais ele faz parte: sanduíches, shakshuka, pizzas, saladas, massas, cozidos, ensopados e até drinques, como o clássico Bloody Mary.

Quais os benefícios do tomate?

Afinal de contas, o tomate engorda ou o tomate emagrece? Pois bem, fique sabendo que nenhum alimento tem o poder de, sozinho, mexer os ponteiros da balança. Mas ele é considerado um ingrediente pouco calórico, que fornece menos de 20 calorias numa porção de 100g. E não é só isso: ele tem um montão de benefícios pra saúde. Espia só:

Atua na prevenção de doenças: não é só bonito e gostoso. O tomate possui grandes quantidades de licopeno, nutriente que exerce uma potente ação antioxidante no organismo, protegendo as células do efeito dos radicais livres.

Cuida da beleza de dentro pra fora: os carotenoides presentes no fruto ajudam a manter a saúde dos olhos e da pele, além de fortalecer e dar brilho aos cabelos.

Reforço para a imunidade: graças à vitamina C, o tomate ajuda a fortalecer o sistema imune, ajudando no combate aos radicais livres (que favorecem o aparecimento de várias doenças e infecções).

E então, fruta ou legume?

Chegou a hora de saber: tomate é fruta ou não é? Apesar de consumido em salada, ele é sim fruto do tomateiro e não legume. E pasme, não é só o tomate que é fruto não. O mesmo acontece com a berinjela, abobrinha, pepino, chuchu e pimentão. Pois é, se tem sementes dentro, é fruto!

Vale a pena comer tomate todo dia?

Sopa de tomate, saladinha, molho – tudo o que a criatividade permitir. Por ser rico em antioxidantes e outros nutrientes benefícios ao organismo, vale incluir esse saboroso ingrediente na rotina alimentar.

O adendo fica quem tem o estômago sensível. Não é preciso excluir alimentação, apenas consumir com moderação por conta do teor de acidez.

E se você já curte tomate, vai gostar ainda mais do orgânico da Liv Up. É produzido com responsabilidade ambiental pelos nossos parceiros agricultores e selecionado com carinho pra chegar aí na sua casa fresquinho e gostoso.



O que é que o tomate tem?


Ajuda na prevenção do câncer

Cuida da saúde da pele e do cabelo

Fortalece o sistema imunológico


Porção de 100g Total VD*
valor energético 18,0 kcal 0,9 %
carboidratos 4,0 g 1,3 %
proteínas 1,0 g 1,3 %
gorduras totais 0,1 g 0,2 %
gorduras saturada 0,0 g 0,1 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,7 g 2,8 %
sódio 11,0 mg 0,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de tomate?


Ramon
Sítio Canaã


Em 2001, a família de Ramon ingressou na produção agrícola, mas foi só em 2016 que ele conseguiu mudar a produção de convencional para orgânica com a ajuda de seu pai. A motivação era manejar a terra de uma maneira mais consciente e saudável. Atualmente, produzem tanto em estufas quanto em campo aberto e pretende aumentar o volume de produtos criando novas áreas de plantio, sempre com foco no manejo biológico, práticas de rotação de culturas e adubação verde. O Ramon é um parceiro desde julho de 2019 e, até dezembro, já tinha fornecido 3.969kg de orgânicos para a Liv Up!


Produtos:

Abóbora japonesa, tomate italiano molho, tomate grape, abobrinha italiana, pimentão amarelo