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Shoyu






O shoyu

Se você é fã da culinária oriental, com certeza já experimentou o shoyu. Também conhecido como “molho de soja”, esse ingrediente está presente na Ásia há muitos e muitos séculos.

O shoyu é, basicamente, obtido pela mistura de soja, cereais torrados (no Brasil utiliza-se principalmente o trigo, o arroz ou o milho), água, sal marinho e agentes de fermentação, como fungos e leveduras. Esse molho tem um sabor marcante e intenso e é perfeito pra temperar diversos alimentos. Inclusive, pode substituir o sal em muitas receitas, além de acentuar o aroma e reforçar a coloração dos pratos.


Quais são os benefícios nutricionais do shoyu?

Por ser um ingrediente derivado da soja, o shoyu apresenta o que chamamos de “aminoácidos essenciais”, nutrientes que o nosso corpo não consegue produzir sozinho e que são essenciais para a formação das proteínas que compõem as estruturas do corpo, como pele, cabelos, unhas e músculos. Além disso, o shoyu apresenta vitaminas do complexo B, as quais participam da geração de energia para o corpo realizar suas tarefas.

Algumas pesquisas científicas também mostram que o shoyu pode ajudar a melhorar a saúde intestinal, afinal, alguns componentes do molho de soja podem desempenhar um papel prebiótico e ajudar na proliferação de bactérias “do bem” presentes na microbiota intestinal.

Ah! É importante lembrar que o shoyu é rico em sódio, então seu consumo deve ser equilibrado e consciente.


Quais são os tipos do shoyu?

No Japão, o molho de soja é classificado em 5 categorias de acordo com os padrões japoneses de agricultura: Koikuchi (shoyu escuro normalmente encontrado nos mercados), Usukuchi (produzido com 10% a mais de sal do que o shoyu comum), Tamari (shoyu mais espesso e de coloração avermelhada quando aquecido), Saishikomi (apresenta sabor, cor e aroma fortes) e Shiro (conhecido como “shoyu branco”). Já os molhos de soja da China são o Shēng chōu, produzido a partir de soja e trigo fermentados, e o Lǎo chōu, acrescido de corante corante caramelo.

Às vezes confundimos o shoyu com o molho inglês, mas, embora o segundo também seja preparado com soja, apresenta vinagre, cebola, anchovas, chili, tamarindo, alho, melaço, cravo-da-índia e xarope de milho em sua composição. Bem diferente, não é?


Como consumir o shoyu?

O molho shoyu é ideal pra acompanhar temperos de saladas, tofu, proteína texturizada de soja, peixes, frutos do mar e legumes. Também fica ótimo em marinadas de carnes bovinas e frango.


Curiosidade sobre o Shoyu

Você já percebeu que o shoyu possui um sabor extremamente único? Não é por acaso! O shoyu apresenta o sabor umami, conhecido como o quinto gosto do paladar. Umami é uma palavra de origem japonesa que significa “gosto saboroso e agradável”.




O que é que o shoyu tem?


✓ Melhora a flora intestinal


✓ Contém aminoácidos essenciais e vitaminas do complexo B


✓ Fonte de cálcio, ferro e proteínas


Porção de 100g Total VD*
valor energético 50,0 kcal 2,5 %
carboidratos 10,0 g 3,3 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 6.000,0 mg 250,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama shoyu, não deixe de provar!

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