Ajuda
desconto

home > ingredientes > shitake

Shitake

Sobre o shitake

Fácil de preparar, uma delícia e é cheio de nutrientes. Não tem como resistir a um shitake fresco bem temperadinho, que traz muita textura, sabor e saúde pro seu prato. Vem com a gente saber mais sobre ele!

O que é o shitake?

Pra ir direto ao ponto, ele é um tipo de cogumelo originário do leste da Ásia que caiu no gosto do mundo todo, sendo o segundo cogumelo mais consumido, inclusive aqui no Brasil.

Quais os benefícios do shitake?

Ele contém 9 aminoácidos essenciais que ajudam no bom funcionamento do organismo e reforçam a imunidade. Também fornecem vitaminas do complexo B, E e C, cálcio, ferro, potássio e fibras. Tudo de bom, né? E tem ainda mais, espia só:

Redução do colesterol: o shitake contém eritadenina, uma substância a qual é atribuída a capacidade de diminuir os níveis de LDL (colesterol ruim).

Atua na prevenção do câncer: o alimento é fonte também de lentinana, um composto que fortalece o sistema imunológico e atua ainda na prevenção e no combate ao câncer.

Combate os radicais livres: os antioxidantes presentes no shitake ajudam a evitar o envelhecimento precoce e afasta doenças.

Qual o gosto desse cogumelo?

Em japonês, shitake significa “fungo do carvalho”, fazendo uma alusão ao local onde se pode encontrar este cogumelo na natureza. Seu gosto é amadeirado e fica ainda mais apetitoso quando cozido.

Ele é diferente do shimeji?

Sim, há diferença entre shitake e shimeji. O shitake é considerado o rei dos cogumelos e é marcante por ser mais rígido, pelo sabor, e também por ser mais utilizado em molhos, caldos e sopas. Já o shimeji, na verdade, apresenta algumas variedades e o ideal é não consumi-lo in natura, podendo ser refogado, com azeite ou manteiga e alho.

Como fazer shitake na frigideira?

Fazer um delicioso shitake na manteiga é prático, rápido e não requer muita prática. Anota aí:

• Depois de higienizá-lo, corte também a ponta e, se forem cogumelos grandes, corte ao meio ou em fatias.

• Pique cebola, alho e salsinha à parte.

• Em seguida, leve ao fogo uma frigideira com manteiga e salteie os cogumelos até ficarem brilhantes. Acrescente os ingredientes picados, tempere com sal e pimenta e deixe no fogo até a cebola ficar macia. E já está prontinho pra servir!

Na Liv Up, o shitake é ainda mais especial por ser orgânico. É produzido em câmaras frias com alto controle de higiene, temperatura, umidade, luminosidade e nível de dióxido de carbono. Isso significa que ele chega aí na sua casa completamente livre de tratamentos químicos e com responsabilidade socioambiental.



O que é que o shitake tem?


Fortalece o sistema imunológico

Amigo da saúde do coração

Combate os radicais livres


Porção de 100g Total VD*
valor energético 28,0 kcal 1,4 %
carboidratos 4,4 g 1,5 %
proteínas 3,8 g 5,1 %
gorduras totais 0,5 g 0,9 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,5 g 5,9 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento