Saiba mais sobre a semente de girassol | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > semente-de-girassol

Semente De Girassol






Saiba mais sobre a semente de girassol

Já pensou em inserir a semente de girassol na sua alimentação? Muito além das flores mundialmente apreciadas, essa planta também fornece um ingrediente rico do ponto de vista nutricional. É uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais.

Por ter um sabor neutro, torna-se super versátil e pode ser acrescentada em preparações como sucos, vitaminas, saladas, sopas, biscoitos, pães, bolos, granola… enfim, um verdadeiro curinga! Ah, e duas colheres de sopa cheias diariamente (uma porção de 30 gramas) fornecem 160 calorias e são suficientes para garantir seus benefícios.


Quais os benefícios da semente de girassol pra saúde?

A porção recomendada contém seis gramas de proteína completa. Ou seja, possui todos os oito aminoácidos essenciais, sendo um excelente ingrediente para a dieta dos vegetarianos e veganos.

Por outro lado, a semente de girassol é fonte rica de vitamina E. Em suma, 30 gramas do alimento já suprem a metade da necessidade diária. Esta vitamina neutraliza os radicais livres – assim, oferece a proteção contra doenças degenerativas, cardiovasculares, pulmonares, articulares e afasta o envelhecimento precoce.

Por fim, o ingrediente é fonte de ômegas, que são gorduras benéficas e essenciais para o funcionamento do organismo. Como outras oleaginosas, a semente é rica em ômega-6 e ômega-9. Esse último, além de ajudar a regular o colesterol, aciona a adiponectina, um hormônio que ativa a queima da gordura acumulada, principalmente no abdômen.


Como plantar seu girassol

Se você deseja cultivar um girassol a partir das sementes, lembre-se do óbvio: a planta precisa receber luz solar direta por algumas horas por dia.

Como as mudas de girassol não costumam tolerar bem o transplante, o recomendado é já fazer o plantio em local definitivo. As sementes devem ser depositadas a uma profundidade de 2 a 4 cm. O solo precisa ser drenado, profundo e rico em matéria orgânica. A dica é manter a terra úmida, mas nunca encharcada. Assim, girassóis bem desenvolvidos podem suportar breves períodos de seca. Geralmente, num prazo de 70 a 90 dias, já é possível fazer a colheita.




O que é que a semente de girassol tem?


✓ Boa fonte de proteína


✓ Fonte de ômega-6 e ômega-9


✓ Ajuda a controlar os níveis de colesterol ruim (LDL)


Porção de 100g Total VD*
valor energético 584,0 kcal 29,2 %
carboidratos 20,0 g 6,7 %
proteínas 20,8 g 27,7 %
gorduras totais 51,5 g 93,6 %
gorduras saturada 4,5 g 20,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 9,0 mg 0,4 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)