home > ingredientes > salsinha

Salsinha

Sobre a salsinha

Famoso ingrediente do cheiro verde, sem falsa modéstia nenhuma, a salsinha é uma das ervas aromáticas mais populares da culinária mundial. Tem um sabor levemente picante e uma cor intensa, deixando os pratos mais bonitos, saborosos e com um cheirinho irresistível.

Vai bem em risotos, ensopados, molhos, carnes, peixes, omeletes e até num suco de limão com salsa. Ah, e não é só enfeite, não! Ela também surpreende quando o assunto é saúde, sendo uma ótima fonte de antioxidantes, vitamina A, C e ácido fólico.

Quais os benefícios da salsinha?

Como você viu, é cheia de nutrientes super bacanas. O resultado são diversos pontos positivos pro seu organismo, espia só:

Fortalecer as defesas do corpo: por ser rica em vitamina C e ter propriedades antibacterianas, ela é uma aliada do sistema imunológico;

Xô envelhecimento precoce: contém antioxidantes como óleos essenciais, vitamina C e flavonoides, especialmente a luteolina, ajudando a retardar o envelhecimento além de prevenir gripes e resfriados;

Aliada contra o câncer: por ativar a glutationa, um potente antioxidante no organismo;

Prevenir anemia: é rica em ferro e ácido fólico, dois nutrientes importantes para o organismo;

Combater a retenção de líquidos: sim, a salsinha tem ação diurética, principalmente se consumida na forma de chá;

Combater pedras nos rins: justamente por estimular a eliminação de líquidos, ela ajuda no trato urinária e a limpar os rins;

Amiga do coração: ajuda a prevenir doenças como aterosclerose, por ser rica em antioxidantes, além também de afastar trombose e AVC, por evitar a formação de coágulos no sangue;

Melhorar a saúde da pele, graças ao seu alto teor de antioxidantes.

Chá de salsinha faz bem?

Chá de salsinha pra infecção urinária, já imaginou? Pois saiba que por conta da ação diurética e seu poder antibacteriano, a hortaliça é capaz de aumentar a atividade renal, ajudando no trato urinário inferior e os rins – assim combatendo a infecção urinária.

Além disso, a bebida tem outras propriedades medicinais, como ajudar a aliviar o desconforto de cólicas, melhorar a circulação e dar um boost na imunidade. Para garantir todos esses benefícios, veja como fazer chá de salsinha é super fácil:

• Para o preparo, você vai precisar de 1 litro de água e 30 gramas de salsinha fresca ou desidratada.

• É só ferver a água e desligar o fogo. Em seguida, quando a água ainda estiver em temperatura elevada, adicione as folhas de salsinha. Deixe em infusão por aproximadamente 15 minutinhos e está pronto seu chá de salsinha.

Como desidratar salsinha?

Boa notícia pra quem é fã da versão desidratada: dá pra fazer em casa. Confira o passo a passo e nunca mais deixe a salsinha amarelar na sua despensa:

• Escolha os ramos de salsinha e lave bem.

• Depois, seque e separe só as folhinhas e os galhos mais tenros.

• Coloque duas folhas de papel toalha em um prato e distribua a salsinha.

• Leve ao microondas em potência alta por 2 minutinhos.

• Retire, espere esfriar um pouco e esfarele com as mãos.

• É só guardar em um vidrinho com tampa e usar nas suas receitas favoritas.



O que é que a salsinha tem?


Prevenir gripes e envelhecimento precoce

Fortalece o sistema imunológico

Combate a retenção de líquidos


Porção de 100g Total VD*
valor energético 36,0 kcal 1,8 %
carboidratos 6,3 g 2,1 %
proteínas 3,0 g 4,0 %
gorduras totais 0,8 g 1,4 %
gorduras saturada 0,1 g 0,6 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 3,3 g 13,2 %
sódio 56,0 mg 2,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!









Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de salsinha?


Jefferson
Sítio Alvorada


O Jefferson é um dos nossos primeiros agricultores parceiros. Há muitos anos, ele cultiva e comercializa através de parceiros cerca de 30 culturas diferentes de orgânicos, entre folhas, legumes, verduras e frutas! Só entre julho e dezembro de 2019, o Jefferson forneceu 8.199kg para a Liv Up ;)


Produtos:

Limão tahiti, limão siciliano,abóbora menina brasileira, alho-poró, banana nanica, salsinha, cebolinha, beterraba, berinjela

Adriano
Sítio Paraíso


O Adriano já trabalha conosco há bastante tempo! Teve, inclusive, a oportunidade de participar da entrevista na TV Terra Viva contando um pouquinha da produção de orgânicos no Brasil. Apesar da família sempre ter trabalhado com agricultura, ele se aventurou por alguns anos no meio da logística, mas depois decidiu voltar ao campo junto ao seu pai para produzir orgânicos. Hoje, o Adriano produz cerca de 20 a 30 culturas diferentes, entre folhas, legumes e verduras. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceu 11.655kg de orgânicos para a Liv Up.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, cenoura, abobrinha italiana, alho-poró, hortelã, beterraba, berinjela, manjericão

José Roberto e Michele
Sítio da Michele


Apesar de ter trabalhado com o cultivo convencional, entre 2014 e 2015, José decidiu converter a produção para o manejo orgânico. Em 2017, foi o primeiro produtor a firmar a parceria com a gente no modelo de plantio dedicado: plantar, colher e vender já sabendo da nossa demanda. ;) Já Michele sempre plantou de maneira orgânica no sítio de sua família, uma vez que consome seus próprios produtos para alimentar os filhos! Hoje em dia, José e Michele trabalham juntos no sítio dela. Essa dupla produziu 392kg de ingredientes para a Liv Up entre julho e dezembro de 2019.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã

Família Welendorf
Sítio Até que Enfim


Os bisavós do Aroldo, Fred e Monalisa, já eram agricultores e produziam batata no sistema convencional. O sítio foi passando de geração em geração, até que, entre 2017 e 2018, dois irmãos fizeram a conversão do sítio para a produção orgânica. Atualmente, cada irmão é responsável por parte do cultivo, mas o planejamento de tudo é feito em conjunto. ;)


Produtos:

Batata doce, cenoura, salsinha, mandioquinha

Alex e Luciana
Quilombo Cafundó


O produtor Alex, do Quilombo Cafundó, é tataraneto, bisneto e neto de agricultoras que praticavam a agricultura natural para a subsistência. Após as terras do quilombo serem tomadas por grileiros, a bisavó dele e seu irmão encabeçaram a luta por sua retomada. Só em 2006 que a comunidade foi reconhecida pelo governo federal e, apenas em 2012, as terras começaram a ser devolvidas. Nesse período, Alex retorna ao quilombo e inicia no ramo da agricultura orgânica. Hoje, ele mantém um trabalho de visitas na comunidade e, dentre outras atividades, promove a agricultura sob manejo orgânico juntos dos irmãos. Entre julho e dezembro de 2019, o Quilombo Cafundó forneceu 1.085kg para a Liv Up!


Produtos:

Abóbora japonesa, salsinha, cebolinha, berinjela