Saiba mais sobre o sal rosa | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > sal-rosa

Sal Rosa






O sal rosa

O famoso sal rosa, também conhecido como sal do Himalaia, é obtido a partir dos cristais rochosos de sal extraídos de áreas próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão. Sua cor, entre o salmão e o rosa, chama bastante atenção e, por não ser refinado, é considerado mais “natural” que o sal tradicional.


Quais são os benefícios do sal rosa?

O sal rosa, assim como o sal branco tradicional, é composto principalmente por cloreto de sódio. O sódio é um mineral importantíssimo para o correto funcionamento do corpo, afinal, tanto as contrações musculares quanto a transmissão de informações cerebrais dependem da sua presença.

Ainda, esse mineral também é responsável pelo equilíbrio de fluidos corporais e, consequentemente, pela regulação da pressão arterial sanguínea, além de contribuir para o transporte de nutrientes.

No entanto, é importantíssimo frisar que o consumo excessivo de sal – rosa ou refinado – leva ao consumo excessivo de sódio, consequentemente, o que traz diversos prejuízos à saúde, entre eles, o risco do desenvolvimento de pressão alta, doenças cardiovasculares e renais.

Ah! É verdade que, por conta do seu processo de extração, o sal rosa apresenta, além do sódio, outros minerais que não são encontrados no sal refinado, como o ferro, por exemplo. No entanto, as quantidades desses minerais não são significativas para relacionarmos ao impacto positivo na saúde. De forma simplificada, não há evidência científica que demonstra diferenças significativas entre o consumo de sal branco e sal rosa em relação à saúde.


Como consumir sal rosa?

O sal rosa pode ser aplicado da mesma forma que o sal tradicional, como ingrediente de receitas culinária ou como sal de mesa para temperar saladas, por exemplo. Também é comum utilizar tábuas de sal rosa como superfície ​​pra grelhar determinados alimentos.

Pra não esquecer: a fim de evitar o consumo exagerado de sal, a Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo máximo de 5 gramas de sal por dia, o que equivale a uma colher de chá, aproximadamente. E isso vale tanto para o sal de adição quanto para o sal que já está “escondido” nas preparações, ok?




O que é que o sal rosa tem?


✓ Regula o funcionamento do metabolismo


✓ Previne câimbras musculares


✓ Gera equilíbrio de eletrólitos


Porção de 100g Total VD*
valor energético 0,0 kcal 0,0 %
carboidratos 0,0 g 0,0 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 19.200,0 mg 800,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama sal rosa, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)