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Rúcula






A rúcula

Também conhecida como mostarda persa, a rúcula é uma das hortaliças mais presentes na mesa do brasileiro. É rica em proteínas, cálcio, ferro e vitaminas como A e C. Existem diversas maneiras de levar esses nutrientes ao prato. Seja na forma de saladas, em sanduíches, molhos e até mesmo chás. Por conta do seu sabor ligeiramente amargo, muita gente prefere consumir a rúcula refogada com alho e outras especiarias. Mas lembre-se: quanto maior o tempo de cozimento, maior é a perda nutricional. O ideal é consumir a rúcula crua.


Quais os benefícios da rúcula para a saúde?

Falando em saúde, esse verdinho tem muitos pontos positivos. É um alimento que ajuda a combater o colesterol e triglicerídeos altos. Por conta da presença de fibras, é um ingrediente que diminui o apetite e favorece o bom funcionamento do intestino. Além disso, contribui para a saúde dos olhos e dos ossos.


Quem não pode consumir rúcula?

No geral, para pessoas saudáveis, não existem contraindicações. Recomenda-se apenas não fazer consumo em excesso, pois pode causar enjoos. Pessoal com insuficiência renal devem evitar a rúcula, pois o excesso de potássio pode causar sobrecarga nos rins.




O que é que a rúcula tem?


✓ Rica em cálcio e ferro


✓ Fonte de vitamina A, C e K


✓ Rica em antioxidantes


Porção de 100g Total VD*
valor energético 13,1 kcal 0,7 %
carboidratos 2,2 g 0,7 %
proteínas 1,8 g 2,4 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,7 g 7,0 %
sódio 9,4 mg 0,4 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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