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Quinoa

Sobre a quinoa

Direto dos Andes para deixar o mundo todo mais saudável, a quinoa é um grão muito antigo que surgiu na região de Ayacucho, no Peru, há milhares de anos. Além de muita história pra contar, a quinoa é rica em proteínas e é um dos poucos vegetais que contém todos os nove aminoácidos essenciais. Incrível, né?

Quais os benefícios da quinoa?

A junção de todos esses nutrientes não poderiam resultar em outra coisa: a quinoa é uma aliada e tanto da saúde, trazendo diversos benefícios como:

Faz bem para os músculos: graças ao seu elevado teor de proteínas e aminoácidos essenciais (lisina, isoleucina e treonina), a quinoa ajuda na regeneração dos tecidos. Ou seja, não pode fazer no dia a dia de quem pratica atividade física.

Nutrir o organismo: fornece proteínas e fibras, além de magnésio, vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, fósforo, vitamina E e compostos antioxidantes. Garante também os aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

Protege os ossos: a quinoa contém minerais como o fósforo, magnésio e cálcio, que são super importantes para a saúde óssea, principalmente em mulheres pós-menopausa.

Up na imunidade: tem poderes antioxidantes, por ser fonte de vitaminas C e E e de flavonoides. Essa combinação poderosa atua na manutenção do sistema imunológico, fortalecendo o organismo contra doenças.

Bom funcionamento intestinal: as fibras presentes na quinoa ajudam o intestino a trabalhar, contribuindo para a manutenção da saúde geral do organismo.

Metabolismo em dia: por isso, muita gente usa a quinoa para emagrecer. Por ser rica em gorduras boas, como ômega 3 e 6, ajuda a produzir enzimas responsáveis pela queima de gordura, aumentar o metabolismo e reduzir o armazenamento de gordura.

Quer saber mais sobre a quinoa? A tabela nutricional dá a dica: uma porção de 100g fornece 190 kcal, carboidratos líquidos (31,45), carboidratos (34,45g) e proteínas (6,56g).

Existem vários tipos?

Basicamente, existem três tipos de quinoa: a branca, a preta e a vermelha. A quinoa branca é a mais conhecida, sendo também a que menos contém carboidratos e calorias. A quinoa vermelha é bem parecida com a branca e, além de ser muito nutritiva, é o tipo que contém menos gorduras. A quinoa preta nasceu de um cruzamento entre o espinafre e a quinoa, apresentando nutrientes e características semelhantes, porém conta com a presença de lítio.

Qual a melhor forma de consumir?

Para colocar no cereal, servir com leite ou iogurte ou como ingrediente de vitaminas. A farinha pode ser usada em sucos, ou no preparo de bolos, pães, tortas e outros alimentos gostosos. Só não pode comer quinoa crua, para evitar desconforto gastrointestinal. Por isso, o ideal é lavar e colocar de molho por uns dois minutos em água quente.



O que é que a quinoa tem?


Faz bem para os ossos e músculos

Melhora a imunidade

Favorece o funcionamento do intestino


Porção de 100g Total VD*
valor energético 400,0 kcal 20,0 %
carboidratos 70,0 g 23,3 %
proteínas 13,8 g 18,3 %
gorduras totais 6,5 g 11,8 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 7,5 g 30,0 %
sódio 23,8 mg 1,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!