Ajuda
desconto

home > ingredientes > queijo-prato

Queijo Prato

O queijo prato

Leve e com um sabor inconfundível, o queijo prato é uma das variedades mais presentes na mesa do brasileiro. E motivos para isso não faltam: além de ser coringa e trazer benefícios pra saúde, o alimento é cheio de história pra contar.

Por que o nome do queijo prato?

Você já parou para pensar porque o queijo prato tem esse nome? A verdade é que sua origem tem uma fonte curiosa: essa versão nasceu no Brasil em 1920, numa tentativa dos colonos dinamarqueses reproduzirem o queijo Danbo, tradicional no seu país. Como o queijo tinha um formato cilíndrico baixo, parecido com um prato, os fiscais do Ministério da Agricultura, que não tinham ouvido falar desse queijo, o chamaram de “prato”.

E esse formato existiu até os anos 1960, quando começou a ser fabricado na forma retangular, para facilitar o fatiamento. O fato é que ele é feito desse jeitinho até hoje, sendo um dos queijos mais populares do Brasil, e que faz sucesso pelo seu sabor e versatilidade.

Benefícios e nutrientes do queijo prato

O queijo é fonte de proteínas de alta qualidade, fortalecendo a saúde da pele e do cabelo. Além disso, é fonte de cálcio – benefícios para os dentes e ossos – além de auxiliar na recuperação muscular.

Qual a diferença entre o queijo prato e mussarela?

Isso depende muito das condições de fabricação de cada queijo. O mussarela tende a ser um pouco menos gorduroso, mas no geral, ambos possuem um teor parecido de nutrientes importantes.



O que é que o queijo prato tem?


Fonte de proteínas de alta qualidade

Fonte de cálcio



Não deixe de provar!


Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)