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Queijo Parmesão






O queijo parmesão

Considerado o “rei dos queijos”, com certeza você fica com água na boca só de lembrar seu nome. O queijo parmesão é um tipo de queijo italiano considerado um dos melhores de todo o mundo. E não é por menos, seu sabor adocicado e ligeiramente picante vai bem com muitas receitas e em diferentes horas do dia.


Quais são os benefícios do queijo parmesão?

O queijo parmesão possui muitos nutrientes essenciais para o correto funcionamento do corpo. Inclusive, é um dos queijos que conta com a maior concentração de proteínas – essenciais pra manutenção da saúde da pele, dos músculos, dos cabelos e das unhas – e de cálcio, nutriente muito importante pra saúde dos ossos e dentes.

Além disso, o parmesão ainda conta com a presença de vitamina A, indispensável para a saúde da visão; vitamina B12, importante para o sistema nervoso; selênio e zinco, minerais que atuam a favor do sistema de defesa do corpo; e fósforo, mineral com papel fundamental na geração e utilização de energia pelas células.


Como consumir queijo parmesão?

Por seu sabor intenso e delicioso, o queijo parmesão ralado é muito utilizado no acompanhamento de molhos de tomate, massas, gratinados e risotos. Para uma experiência mais inovadora, o queijo parmesão em lascas também fica ótimo acompanhado de frutas como o melão, o damasco, o figo e a pêra.


Curiosidade sobre o queijo parmesão

Você sabia que, entre todos os queijos, o parmesão é o queijo com a maior presença do sabor umami? Conhecido como o quinto gosto do paladar, o umami é uma palavra de origem japonesa, que significa “gosto saboroso e agradável”.




O que é que o queijo parmesão tem?


✓ Fornece vitaminas do complexo B e vitamina A


✓ Alto índice de cálcio


✓ Rico em proteínas de boa qualidade


Porção de 100g Total VD*
valor energético 413,0 kcal 20,7 %
carboidratos 2,3 g 0,8 %
proteínas 31,3 g 41,7 %
gorduras totais 32,0 g 58,2 %
gorduras saturada 20,0 g 90,9 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 786,0 mg 32,8 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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