home > ingredientes > queijo-gorgonzola

Queijo Gorgonzola

Origem do queijo gorgonzola

A história do queijo gorgonzola é quase tão boa quanto seu sabor. A lenda conta que ele foi criado por descuido de um queijeiro amador: ao ter deixado uma parte do leite azedar, misturou uma porção de leite fresco ainda quente para que seu patrão não percebesse. O resultado é essa verdadeira iguaria que levou então o nome da sua cidade italiana de origem.

Verdade ou não, o fato é que esse queijo azul tem séculos de sucesso no seu currículo. E não é à toa. O tipo manda bem em termos de sabor, tem uma textura incrível e ainda garante uma série de nutrientes importantes para saúde, como cálcio e proteínas. Simplesmente, tudo de bom.

É realmente um queijo que tem mofo?

Sim, é verdade. A mistura de leites forma uma coalhada com bolhas de ar, que logo são tomadas por um fungo de coloração verde-azulada que torna esse queijo tão peculiar e cobiçado desde o século X.

Qual o fungo do queijo gorgonzola?

Esse mofo é chamado de “penicilium roqueforti”, presente também no queijo Roquefort. Basicamente a diferença entre esses dois queijos é o leite – de vaca, no caso do gorgonzola; e de ovelha, no Roquefort. E pra quem torce o nariz, saiba que não é preciso se preocupar: é seguro comer queijo gorgonzola (e delicioso, além de fazer bem pra saúde!).

O que se come com queijo gorgonzola?

Uma coisa é unanimidade: ele nunca passa despercebido por onde passa, graças ao gosto e aroma marcantes e cheios de personalidade. Se a ideia é harmonizar, o sabor do gorgonzola combina muito bem com torradas no azeite, massas em geral e também frutas frescas como maçãs, peras e uvas. Bem italiano, né?

E não para por aí: ele é ótimo como aperitivo puro, combinado com mel, em molhos e cremes, sopas, tortas, bruschettas, patês e muito mais!

Uma dica dos especialistas é retirá-lo da geladeira meia hora antes de consumir, para intensificar o sabor e deixar a textura mais cremosa.



O que é que o queijo gorgonzola tem?


Fornece cálcio

É ótima fonte de proteínas

Amigo da saúde bucal


Porção de 100g Total VD*
valor energético 453,0 kcal 22,6 %
carboidratos 1,7 g 0,6 %
proteínas 35,6 g 47,4 %
gorduras totais 30,0 g 54,5 %
gorduras saturada 19,1 g 86,7 %
gorduras trans 1,2 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 1.844,0 mg 76,8 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!