Saiba mais sobre o queijo gorgonzola | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > queijo-gorgonzola

Queijo Gorgonzola






O queijo gorgonzola

Da classe dos queijos azuis, o gorgonzola é uma variedade nobre, que tem origem numa localidade italiana que leva o mesmo nome e fica nos arredores de Milão. Sua massa é bem cremosa, tem sabor agradável e um aroma intenso. No processo de maturação do gorgonzola são injetados fungos (penicillium) que criam as veias verde-azuladas que conferem o sabor tão especial, apreciado desde o século X.


Como degustar um queijo gorgonzola?

Ideal para cremes e pastas, esse queijo pode ser degustado puro ou com algumas entradas. Ele acompanha super bem pães, azeite de oliva, frutas secas e torradas. É uma excelente opção para montar tábuas ou mesas de frios. Um hábito italiano que pode ser incorporado na hora de saborear o gorgonzola é colocar um fio de mel. Em termos de harmonização, são indicados vinhos tintos frisantes, vinho do Porto ou vinhos branco bem aromáticos. Se a ideia for usá-lo numa receita, o Queijo Roquefort Francês é um bom substituto.


Por que o fungo do queijo gorgonzola não faz mal?

O mofo neste queijo é proposital e é quem garante o charme especial do gorgonzola. Os fungos (Penicillium roqueforti) são acrescentados ao leite para que, ao se proliferarem, eles incorporem mais sabor ao produto. Esses fungos são selecionados e não fazem mal à saúde, então pode comer sem medo de ser feliz.




O que é que o queijo gorgonzola tem?


✓ Fonte de proteínas


✓ Fonte de cálcio



Porção de 100g Total VD*
valor energético 453,0 kcal 22,6 %
carboidratos 1,7 g 0,6 %
proteínas 35,6 g 47,4 %
gorduras totais 30,0 g 54,5 %
gorduras saturada 19,1 g 86,7 %
gorduras trans 1,2 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 1.844,0 mg 76,8 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama queijo gorgonzola, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)