home > ingredientes > queijo-feta

Queijo Feta

Sobre o queijo feta

Da Grécia para o mundo, o queijo feta é apreciado em diversos pratos – que vão de saladas aos assados de massa folhada. Esse ingrediente pra lá de especial é um queijo maturado e salmourado, produzido com leite de ovelha e cabra, o que garante um sabor único e uma textura semelhante a do nosso conhecido queijo minas.

Vai bem em refeições leves, junto com tomate, pepinos e ervas; fica uma delícia em tortas e no tradicional Ktipiti, uma delícia grega feita com a união desse queijo com pimentas.

E o sucesso dessa iguaria se espalhou pelo mundo – tem queijo feta no Brasil feito com muita qualidade. Na hora de escolher o seu, lembre-se de verificar se ele é realmente feito com os ingredientes corretos: leite de ovelha e/ou leite de cabra.

Qual o gosto do queijo feta?

Por conta do seu processo de fabricação, ele tem um sabor salgado e picante, reforçado pela solução de salmoura. Uma curiosidade bem bacana pra quem quer saber se o queijo feta tem lactose, é que esse é um alimento naturalmente sem esse composto. Isso acontece por conta da maturação do queijo, que acaba fazendo uma redução natural dessa substância.

O que pode substituir o queijo feta?

Se acabou o queijo feta na hora de preparar uma receitinha, o queijo cottage pode quebrar o galho. Apesar de o gosto ser diferente, a textura é semelhante. Já em termos de sabor, os substitutos mais indicados são o queijo cotija ou a ricota.

Onde comprar queijo feta

Quer garantir um queijo feta da melhor qualidade? Tem no mercado online da Liv Up!

Nossa versão é produzida exclusivamente com leite de cabra e tem aqueeele gostinho de quero mais – levemente adocicado e picante, com textura firme, resultado de uma maturação de até 21 dias. É fabricado pela Caprivita, marca registrada na produção de queijos finos de leite de cabra com ingredientes puros e naturais, sem aditivos químicos.

É a companhia perfeita para uma salada de folhas, legumes frescos, massas, pizzas, sanduíches e outras receitas incríveis. Até os preparos do seu dia a dia ganham um toque requintado com esse ingrediente coringa, delicioso e saudável.

Como fazer macarrão com queijo feta?

Você já deve ter visto esse fenômeno culinário das redes sociais: uma receita com queijo feta que leva macarrão, azeite e tomates cerejas ao forno. E a boa notícia é que o resultado é incrível!

Você vai precisar de:

• 500 g de macarrão

• 200 g de queijo feta

• 6 dentes de alho

• 1/2 xícara de folhas de manjericão

• 500 g de tomate-cereja

• azeite a gosto

• grão de coentro a gosto

• sal e pimenta-do-reino a gosto

Veja como é fácil preparar:

1. Coloque os tomates cereja e o queijo numa assadeira.

2. Tempere com pimenta e sal (leve em conta que o queijo já é salgadinho).

3. Adicione grãos de coentro a gosto e regue com azeite.

4. Asse por 15 a 20 minutos, até o queijo amolecer.

5. Enquanto isso, cozinhe a massa em água fervente com sal, escorra.

6. Retire a assadeira do forno, misture o queijo e os tomates, acrescente a massa e misture.

7. Leve por mais 5 minutinhos ao forno. Finalize com manjericão.

8. Está prontinho para servir e saborear!



O que é que o queijo feta tem?


Rico em vitaminas e minerais

Fonte de proteínas

Ajuda a reforçar o sistema imunológico



Não deixe de provar!