A origem do queijo Emmental é o cantão de Berna, na Suíça, mas no Brasil, é simplesmente conhecido como “queijo suíço” pelos mais íntimos. Sim, estamos falando daquela clássica especiaria furadinha, também conhecida como Emmentaler, que apresenta uma cor bem amarelada, casca mais dura e consistência média. O resultado é um queijo de sabor suave e levemente adocicado, que brilha em pratos como o fondue e massas bem cremosas.
Esse queijo premium é amadurecido por, no mínimo, 4 meses. Conforme seu tempo de maturação, recebe diferentes classificações:
• Emmental Classic: mínimo de 4 meses e sabor suave.
• Emmental Réserve: mínimo de 8 meses e sabor intenso.
• Emmental Extra: mínimo de 12 meses e sabor poderoso.
• Emmental Affiné en Grotte: além dos 12 meses de maturação, o queijo envelhece mais seis meses em grutas. As peças apresentam um sabor aromático de nozes.
O queijo tipo emmental brasileiro geralmente é produzido industrialmente com leite de vaca pasteurizado, sendo bem diferente em matéria prima e produção do original queijo suíço.
Seu sabor é suave e ligeiramente doce. Uma curiosidade é em relação à quantidade de buracos: quanto menores e mais redondos, mais forte e picante será. Além disso, o tempo de cura também influencia na sua intensidade.
Queijo emmental é bom pra harmonizar com cabernet sauvignon, merlot ou pinot noir. Se a ideia é optar por vinhos brancos, Riesling, Lambrusco, Asti, Neuchatel e Chardonnay são boas pedidas. Já no grupo dos tintos leves, os mais recomendados são Cotes-Du-Rhone, Merlot e Beaujolais.
Queijo Emmental derrete que é uma beleza. Por isso, combina super bem com pratos que precisam ser gratinados ou que levam queijo derretido – como molhos, quiches ou suflês. Além disso, é ingrediente nos seguintes preparos:
• Fondue de queijo, misturado ao gruyere;
• Batata gratinada, deixando uma crostinha bem dourada;
• Croque monsieur;
• O famoso mac and cheese;
• Tábua de frios.
Mas não para por aí: pode incrementar uma salada, junto com folhas, frutas e castanhas. Também combina bem com cogumelos, aspargos, batatas e massa em geral. Como aperitivo, pode ser degustado puro, normalmente cortado em palitos ou cubos. Para acompanhar, frios, como salame ou presunto de Parma, e frutas são uma ótima pedida.
Fonte de vitaminas A, D e B
Aliado contra a osteoporose
Fornece proteínas e antioxidantes