Ajuda
desconto

home > ingredientes > queijo-coalho

Queijo Coalho

O queijo coalho

Famoso nas praias de todo o nosso litoral, o queijo coalho é uma iguaria brasileiríssima produzida há mais de 150 anos. Apesar de não haver registros históricos sobre seu inventor, o que se sabe é que surgiu no nordeste. Aliás, o fato explica porque a região é a maior produtora do queijo.

De lá pra cá, o tropical queijo coalho ganhou territórios muito além dos praianos, sendo ingrediente de saladas, lanches, churrascos, petiscos e outros pratos saborosos como o baião de dois.

Quais os benefícios do queijo coalho?

Se o assunto é nutrientes, os atributos desse queijo são inegáveis. É ótima fonte de proteínas, vitamina B12 e cálcio. Além disso, faz parte do grupo dos alimentos probióticos, que contêm bactérias que ajudam a regular a flora intestinal, combatendo problemas como prisão de ventre. Veja só porque o queijo coalho merece um lugar especial na sua mesa:

Reduz o colesterol ruim: a ingestão desse alimento não só ajuda a regular o intestino como fornece butirato, uma substância que favorece o bom funcionamento das células intestinais. Um intestino mais saudável é capaz de produzir ainda mais butirato, que ajuda a diminuir os níveis elevados de colesterol ruim.

Aumenta a sensação de saciedade: por ser um ingrediente rico em proteína, o queijo ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Regula o trânsito intestinal: por ser um alimento com teor de probióticos, é aliado da saúde do intestino, o que não só se reflete no sistema digestivo, mas também contribui para o fortalecimento do organismo como um todo.

Ajuda a saúde dos ossos e dentes: uma dieta com a quantidade adequada de cálcio ajuda a manter dentes e ossos saudáveis, evitando problemas como a osteoporose, por exemplo.

Como é feito o queijo coalho?

O grande diferencial do queijo coalho é sua produção, feita por fermentação e coagulação e que levam enzimas digestivas no processo. O resultado é queijinho de massa branca, pouco salgado, levemente ácido e muito saboroso, que pode ser assado ou frito sem derreter.

Basicamente, existem dois tipos de queijo coalho: o produzido a partir de leite integral pasteurizado e aquele obtido com base no leite integral apenas filtrado. E haja leite: a estimativa é de sejam necessários 10 litros da bebida para fazer 1kg de queijo coalho.



O que é que o queijo coalho tem?


Fortalece ossos e dentes

Boa fonte de proteínas

Ajuda a regular o trânsito intestinal



Não deixe de provar!