Ajuda
desconto

home > ingredientes > presunto-parma-cru

Presunto Parma Cru

O presunto parma cru

Uma das mais famosas iguarias da gastronomia italiana, o presunto parma cru é dono de um sabor envolvente que conquistou as mesas do mundo inteiro. A fama se explica graças à qualidade da carne e sua localização.

A receita de mais de dois mil anos tem como resultado um saboroso ingrediente que é estrela de qualquer prato. No petisco com melão, na bruschetta, salada, risoto ou sanduíche, o presunto parma cru agrada até os paladares mais exigentes.

Quais os benefícios e nutrientes?

Primeiramente, esse tipo de presunto não recebe conservantes nem aditivos químicos. É um alimento rico em proteínas de boa qualidade e possui baixo teor calórico. Por outro lado, não deve ser consumido em excesso por conta da quantidade elevada de sódio.

Como é feito o presunto Parma?

O presunto de Parma é obtido da perna do porco. Primeiramente, ele passa por um processo de resfriamento, e então o excesso de casca e gordura são removidos. Depois disso, se dá início aos processos de salga, que duram por volta de 18 dias.

Mas o trabalho não termina por aí: o presunto descansa por mais um período de 60 a 80 dias, permitindo que a umidade evapore dentro dele. A próxima fase é a secagem, seja em máquinas ou exposto ao sol. Terminados os primeiros 7 meses de processamento, o presunto de Parma ainda ficará mais 12 meses em repouso. Durante esse tempo, ele perde a umidade restante e assume as propriedades que são tão cobiçadas.

Qual a diferença entre presunto cru e Parma?

O presunto cru é um produto composto por toda a pata traseira do porco. Ele também tem um processo longo e características únicas, que envolvem a salga, alimentação dos animais e processo de cura. É considerado um alimento puro, saudável e natural.

O presunto Parma, apesar de ser classificado como um presunto cru, possui o selo D.O.P. (Denominação de Origem Protegida) e é produzido exclusivamente na região de Parma, na Itália. Para sua produção, são utilizados os mesmos métodos artesanais de mais de 2.000 anos. Desde 1963, esse alimento nobre é protegido pelo "Consorzio del Prosciutto di Parma", que o regulamenta garantindo aos consumidores sua qualidade, procedência e segurança.



O que é que o presunto parma cru tem?


Rico em proteínas de boa qualidade

Baixo teor calórico