Saiba mais sobre o pistache | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > pistache

Pistache






O pistache

A história do pistache é bastante curiosa: narrativas religiosas contam que é um dos alimentos que Adão levou ao ser expulso do Éden. E a ciência aponta que essa atitude seria inteligente, já que, do ponto de vista nutricional, o ingrediente é cheio de dons. Afinal de contas, estudos associam o consumo de pistache a menor risco de desenvolver doenças, como o diabetes, por exemplo.


Mas o que é o pistache?

O pistache é uma das mais antigas árvores de floração do mundo. O mesmo nome se dá à semente da pistácia – originária de regiões da Ásia e do Oriente Médio. Em outras palavras, é um tipo de noz consumido inteiro, torrado e salgado, como os amendoins. No Brasil, o pistache é mais conhecido por emprestar seu sabor ao famoso sorvete. Assim como outras oleaginosas, vai muito além dos snacks, sendo extremamente versátil – é também usado no preparo de saladas, chocolates e outros pratos deliciosos.


Quais seus benefícios à saúde?

Para começar, o pistache é uma fonte de gorduras saudáveis, proteínas, fibras e antioxidantes. Contém também nutrientes essenciais e auxilia na perda de peso, pois tem poucas calorias e muita proteína, além de promover a saciedade. Faz bem para a saúde do coração e do intestino – ajudando a controlar o colesterol, a pressão arterial e também o nível açúcar no sangue.


O que fazer com as cascas de pistache?

Você sabia que, além de tudo, o pistache têm utilidades bem distantes da gastronomia? A semente é utilizada como agente de tingimento e remédio popular para tratamentos de dor de dente e problemas no fígado. Já as cascas do pistache acabam se tornando arte nas mãos de artesãos habilidosos, virando até mesmo jóias e objetos de decoração.


Onde é produzido o pistache?

Existem vários cultivos dessa planta, mas a variedade mais popular para fins comerciais é a Kerman. Em geral, o pistache tem melhor crescimento sob climas quentes e secos com invernos frios. É produzido em larga escala nos EUA, Irã, Síria, Turquia e China.




O que é que o pistache tem?


✓ Rico em ácidos graxos e fibras


✓ Possui potássio, magnésio, cobre, cálcio e fósforo


✓ Rico em vitamina E, carotenos e antioxidantes


Porção de 100g Total VD*
valor energético 560,0 kcal 28,0 %
carboidratos 27,2 g 9,1 %
proteínas 45,8 g 61,1 %
gorduras totais 45,3 g 82,4 %
gorduras saturada 5,9 g 26,9 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 10,6 g 42,4 %
sódio 1,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama pistache, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)