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Pinhão

O pinhão

O pinhão é uma semente brasileiríssima e com séculos de história pra contar. É um alimento bem característico da culinária indígena, que se popularizou e faz sucesso hoje de norte a sul, reinando principalmente nas tradicionais festas juninas. Além de ser rico em nutrientes, o pinhão tem um sabor insubstituível – que faz bonito em pratos doces e salgados.

Quais os benefícios do pinhão para a saúde?

Pra começar, o pinhão fornece diversos sais minerais, como cobre, zinco, ferro, cálcio e fósforo, por exemplo. É também rico em fibras, sendo um ótimo aliado no bom funcionamento do intestino. Além disso, é uma baita fonte de energia, contém proteínas e vitaminas E e K.

Não bastasse tudo isso, o pinhão ainda é fonte de ácidos graxos linoleico (ômega 6) e oleico (ômega 9) – substâncias que contribuem para a redução do colesterol no sangue.

Como fazer pinhão?

Pra fazer o tradicional e saboroso pinhão cozido não requer habilidades de masterchef. Basta higienizar bem as sementes e cozinhar com água na panela de pressão por cerca de 30 minutos. Depois, adicione sal à água e deixe as sementes de molho alguns minutos antes de saborear.

Para descascar, você pode lançar mão de um descascador de pinhão, abridor de nozes ou uma simples faca de cozinha.



O que é que o pinhão tem?


Fornece diversos sais minerais, como cobre, zinco, ferro, cálcio e fósforo

Rico em fibras



Não deixe de provar!