Ajuda
desconto

home > ingredientes > pimentao

Pimentão

O pimentão

Não surpreende ninguém saber que esse delicioso vegetal é originário do México. Vindo da família Capsicum annuum, tem sabor levemente mais adocicado do que o de suas primas pimentas, embora seja tão saboroso quanto. Isso ajuda a explicar sua versatilidade – no ceviche, guacamole, recheado, no strogonoff, na pizza, no antepasto. Seja para dar aquele gostinho de quero mais ou como estrela da refeição, ele traz tudo de sabor.

Quais são os benefícios do pimentão?

Sendo tão nutritivo quanto gostoso, consumir pimentão regularmente pode trazer diversos benefícios para saúde como, por exemplo:

• Afastar doenças: excelente fonte de antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra os danos oxidativos. Por isso, podem atuar para prevenir doenças como câncer, diabetes, cataratas e Alzheimer.

• Up na imunidade: fornece boas quantidades de vitamina C, ajudando assim a fortalecer seu sistema imunológico

• Reduz o colesterol: contém capsaicina, um nutriente que reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) no organismo.

• Alivia a dor: graças à vitamina C e à vitamina K, o pimentão é um anti-inflamatório natural. Essas substâncias reduzem o inchaço e protegem contra a osteoporose e, além disso, a capsaicina também alivia a dor crônica.

Conheça os tipos de pimentão

Colorido? Tem também! Os pimentões podem ser encontrados em cinco cores: verde, amarelo, vermelho, roxo e laranja. E essa variedade depende dos estágios de maturação. Os verdes, por exemplo, são menos maduros, enquanto os amarelos, laranjas, roxos e vermelhos estão mais madurinhos.

Do ponto de vista da saúde, todos proporcionam benefícios nutricionais, mas os pimentões vermelhos podem apresentar maior concentração de antioxidantes e fitonutrientes, vitamina A e zinco.

Por que o pimentão verde pode ser indigesto?

Os vegetais da família solanaceae, como os pimentões, podem ser indigestos – principalmente o verde. Por isso, algumas pessoas sentem irritação no intestino ou aumento da inflamação ao consumi-los. Geralmente, é apenas um desconforto, não oferecendo maiores complicações.

Porém, vale o adendo em dois casos em que o alimento faz mal: pimentões não são indicados para gestantes, pois podem mudar o gosto do leite materno. Além disso, devem ser evitados também por pessoas com estômago sensível ou com gastrite. Isso por conta da substância picante capsaicina que pode irritar as terminações nervosas das mucosas.

Se não é o seu caso, vai sem medo: pode comer pimentão cru, cozido, assado, na saladinha ou no seu prato quente preferido.



O que é que o pimentão tem?


Reforça a imunidade

Ajuda a reduzir o colesterol

Atua na prevenção de doenças


Porção de 100g Total VD*
valor energético 27,9 kcal 1,4 %
carboidratos 6,0 g 2,0 %
proteínas 1,2 g 1,6 %
gorduras totais 0,4 g 0,8 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,9 g 7,7 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de pimentão?


Ramon
Sítio Canaã


Em 2001, a família de Ramon ingressou na produção agrícola, mas foi só em 2016 que ele conseguiu mudar a produção de convencional para orgânica com a ajuda de seu pai. A motivação era manejar a terra de uma maneira mais consciente e saudável. Atualmente, produzem tanto em estufas quanto em campo aberto e pretende aumentar o volume de produtos criando novas áreas de plantio, sempre com foco no manejo biológico, práticas de rotação de culturas e adubação verde. O Ramon é um parceiro desde julho de 2019 e, até dezembro, já tinha fornecido 3.969kg de orgânicos para a Liv Up!


Produtos:

Abóbora japonesa, tomate italiano molho, tomate grape, abobrinha italiana, pimentão amarelo

José Roberto e Michele
Sítio da Michele


Apesar de ter trabalhado com o cultivo convencional, entre 2014 e 2015, José decidiu converter a produção para o manejo orgânico. Em 2017, foi o primeiro produtor a firmar a parceria com a gente no modelo de plantio dedicado: plantar, colher e vender já sabendo da nossa demanda. ;) Já Michele sempre plantou de maneira orgânica no sítio de sua família, uma vez que consome seus próprios produtos para alimentar os filhos! Hoje em dia, José e Michele trabalham juntos no sítio dela. Essa dupla produziu 392kg de ingredientes para a Liv Up entre julho e dezembro de 2019.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã