Saiba mais sobre a pimenta dedo de moça | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > pimenta-dedo-de-moca

Pimenta Dedo De Moça






A pimenta dedo de moça

A pimenta dedo de moça, também conhecida como “pimenta vermelha”, é um dos temperos mais utilizados na nossa culinária. E não é de hoje, sabia? Essa pimenta tem história e já era bastante conhecida pelos povos indígenas, muito antes da chegada dos europeus por aqui.

É considerada uma pimenta picante, mas também possui um aroma muito suave que dá um sabor único e especial aos pratos do dia a dia. Querida por muitos brasileiros, a pimenta dedo de moça pode ser encontrada nos mercados e feiras na sua forma crua, em conserva, curtida, ou ainda como ingrediente de molhos picantes.


Quais são os benefícios da pimenta dedo de moça?

O principal benefício nutricional dessa pimenta é a sua capacidade antioxidante, principalmente por conter uma substância chamada de capsaicina, responsável pela sensação picante que sentimos ao consumir essa pimenta. Esses antioxidantes são de extrema importância, pois ajudam a combater os radicais livres, responsáveis por prejudicar o funcionamento de células saudáveis do corpo. Os antioxidantes são heróis do organismo e ajudam a prevenir o envelhecimento precoce das células.

A capsaicina também tem sido estudada por suas ações anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana, antitumoral e termogênica, além de poder ajudar no processo de digestão dos alimentos e contribuir para a proteção da saúde do coração.

Essa pimenta ainda conta com a presença das vitaminas A, C e E, essenciais ao nosso sistema de defesa; e também de algumas vitaminas do complexo B, importantes para o desenvolvimento saudável do corpo.


Como consumir a pimenta dedo de moça?

A pimenta dedo de moça pode ser utilizada no preparo de molhos picantes ou como tempero de diversas preparações culinárias salgadas ou doces. Pratos mexicanos e italianos, carnes bovinas, frutos do mar, ovos, sopas, caldos, queijos, dips e geleias ficam incríveis com pimenta dedo de moça. Experimente!


Qual a diferença entre pimenta caiena e pimenta dedo de moça?

A pimenta caiena, diferente da dedo de moça, não é tão popular no Brasil, sendo mais utilizada no México, na Índia e nos Estados Unidos. Em relação a sua aparência, embora seja bastante semelhante à pimenta dedo de moça, costuma ser mais comprida e mais fina. Além disso, segundo a escala Scoville, a qual mede a ardência das pimentas, a caiena apresenta de 30.000 a 50.000 unidades Scoville e é mais “picante” quando comparada à dedo de moça, que apresenta de 5.000 a 15.000 unidades Scoville.


É possível plantar pimenta dedo de moça em casa?

Para cozinhar com o seu próprio tempero e também pra deixar seu quintal mais bonito: é possível sim plantar pimenta dedo de moça em casa! Você pode começar a partir de uma muda da pimenteira ou através de suas sementes.

É importante saber que a pimenteira se adapta muito bem aos climas quentes, por isso deve ser cultivada nos meses de calor em solo leve e fértil. Garanta o mínimo de seis horas de insolação diária, direta ou não, e regue regularmente, mas sem deixar a terra encharcada, ok?




O que é que a pimenta dedo de moça tem?


✓ Antioxidante


✓ Facilita a digestão e acelera o metabolismo


✓ Rica em vitaminas A, C e algumas do complexo B


Porção de 100g Total VD*
valor energético 40,0 kcal 2,0 %
carboidratos 8,8 g 2,9 %
proteínas 1,9 g 2,5 %
gorduras totais 0,4 g 0,8 %
gorduras saturada 0,0 g 0,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 1,5 g 6,0 %
sódio 9,0 mg 0,4 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)