Energia, saciedade, aumento da massa muscular. A lista de benefícios do ovo para a saúde é de dar inveja!
Mexido, frito, poché. Vai bem com arroz e feijão, no pão, ou pra fazer aquele omelete prático e saudável. O fato é que, independentemente das suas habilidades na cozinha, existem várias formas de comer ovo.
Você sabia que o alimento já foi injustiçado no passado, sendo considerado um vilão para a saúde? Hoje, é reconhecido pelo seu valor nutricional, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.
Com certeza você já deve ter visto o ovo sendo listado em algum ranking de ingredientes saudáveis. E não é à toa: é um aliado e tanto para manter o corpo cheio de disposição. Quer ver só?
Isso porque é uma fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, importantíssimas para fornecer energia;
Por conta da colina, uma substância presente na gema. Esse aminoácido é importante para essas duas funções do cérebro;
Sendo um alimento rico em proteínas e que ajuda a aumentar a sensação de saciedade;
Por ser rico em antioxidantes como as vitaminas A, D, E e do complexo B, aminoácidos (triptofano e a tirosina), e minerais (selênio e o zinco);
Graças à lecitina, que atua no metabolismo das gorduras;
Já que contém ferro, vitamina B12 e ácido fólico;
Graças a nutrientes como, por exemplo, selênio, zinco e vitaminas A, D e E, que atuam como antioxidantes.
Por conter cálcio e fósforo, prevenindo doenças como a osteoporose e a osteopenia.
E pra quem acredita que ovo engorda e quer saber quantas calorias tem um ovo, não há motivo para se desesperar. Afinal, o alimento traz saciedade e 100g de ovo cozido fornecem 125 calorias. Além disso, nenhum alimento isoladamente tem poder de engordar ou emagrecer. O que vale na alimentação é o todo, certo?
Aí vai do gosto do freguês. O ovo cozido com a gema mais molinha, chamado de ovo mollet, leva 6 minutos para ficar pronto. Já se o objetivo é uma gema cremosa, 7 minutos bastam. Por fim, para uma gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos são suficientes.
Refeições completas pra facilitar sua rotina: