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Ovo

O ovo

Mexido, frito, poché. Vai bem com arroz e feijão, no pão, ou pra fazer aquele omelete prático e saudável. O fato é que, independentemente das suas habilidades na cozinha, existem várias formas de comer ovo.

Você sabia que o alimento já foi injustiçado no passado, sendo considerado um vilão para a saúde? Hoje, é reconhecido pelo seu valor nutricional, sendo classificado como uma proteína completa, ou seja, que contém todos os aminoácidos, além das vitaminas A, D, E e do complexo B, fósforo, ferro e cálcio.

Quais são os benefícios do ovo?

Com certeza você já deve ter visto o ovo sendo listado em algum ranking de ingredientes saudáveis. E não é à toa: é um aliado e tanto para manter o corpo cheio de disposição. Quer ver só?

• Contribui para aumentar a massa muscular, pois é uma fonte de proteínas e vitaminas do complexo B, importantíssimas para fornecer energia;

• Ajuda a memória e concentração, por conta da colina, uma substância presente na gema. Esse aminoácido é importante para essas duas funções do cérebro;

• Auxilia na perda de peso, sendo um alimento rico em proteínas e que ajuda a aumentar a sensação de saciedade;

• Melhora o sistema imunológico, por ser rico em antioxidantes como as vitaminas A, D, E e do complexo B, aminoácidos (triptofano e a tirosina), e minerais (selênio e o zinco);

• Ajuda a reduzir o colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom, graças à lecitina, que atua no metabolismo das gorduras;

• Combate a anemia, já que contém ferro, vitamina B12 e ácido fólico;

• Previne o envelhecimento precoce, graças a nutrientes como, por exemplo, selênio, zinco e vitaminas A, D e E, que atuam como antioxidantes.

• Mantém a saúde dos ossos e dos dentes, por conter cálcio e fósforo, prevenindo doenças como a osteoporose e a osteopenia.

E pra quem acredita que ovo engorda e quer saber quantas calorias tem um ovo, não há motivo para se desesperar. Afinal, o alimento traz saciedade e 100g de ovo cozido fornecem 125 calorias. Além disso, nenhum alimento isoladamente tem poder de engordar ou emagrecer. O que vale na alimentação é o todo, certo?

Quanto tempo demora pra cozinhar um ovo?

Aí vai do gosto do freguês. O ovo cozido com a gema mais molinha, chamado de ovo mollet, leva 6 minutos para ficar pronto. Já se o objetivo é uma gema cremosa, 7 minutos bastam. Por fim, para uma gema cozida, mas sem passar do ponto, 12 minutos são suficientes.

E se você quer garantir ovos de qualidade para sua alimentação, não deixe de conferir as opções da Liv Up, como os ovos orgânicos e os cage-free.



O que é que o ovo tem?


Melhora o funcionamento do sistema imunológico

É rico em vitaminas do complexo B

Favorece o aumento da massa muscular


Porção de 100g Total VD*
valor energético 145,7 kcal 7,3 %
carboidratos 0,6 g 0,2 %
proteínas 13,3 g 17,7 %
gorduras totais 7,8 g 14,2 %
gorduras saturada 2,9 g 13,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 145,9 mg 6,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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