Ajuda
desconto

home > ingredientes > ora-pro-nobis

Ora Pro Nóbis

A ora pro nóbis

Seu nome científico é Pereskia aculeata, mas pode chamar de ora-pro-nóbis, ou orabrobó, lobrobó ou lobrobô – outros termos conhecidos aqui. Esse nome diferente vem do latim e significa ora por nós. Curioso, né?

Outro fato legal é que essa planta é originária do continente americano, sendo encontrada facilmente do sul dos Estados Unidos até a Argentina. No Brasil, também não é difícil achar o ora-pro-nóbis por aí. Não é à toa que a Pereskia aculeata é considerada parte do time das plantas alimentícias não convencionais, as chamadas Pancs.

Quais os benefícios de Ora-Pro-Nóbis?

Assim como outras Pancs, estamos falando de um ingrediente riquíssimo em nutrientes, como manganês, cálcio, além de vitamina C e fibras. E por conta do ferro e proteínas em sua composição é uma ótima pedida para pratos e dietas vegetarianas.

Veja só tudo que bom que esse alimento pode fazer pro seu organismo:

Ajuda na saúde intestinal e perda de peso - a fama de que a ora-pro-nóbis emagrece se dá por conta das fibras. Além de manter o intestino funcionando corretamente, elas aumentam a sensação de saciedade.

Ação anti-inflamatória e antioxidante – graças aos compostos bioativos e compostos fenólicos, o ora-pro-nóbis contribui com a recuperação do corpo.

Fortalece as defesas do organismo - contém as vitaminas A e C, que ajudam a manter o bom funcionamento do sistema imunológico.

Como comer Ora-Pro-Nóbis?

Que é de comer você já sabe, mas, afinal, para que serve a planta? A verdade é que existem muitas respostas para essa pergunta.

Folhas: uma das maneiras de consumir ora-pro-nóbis crua é através de chás, saladas e sucos, por exemplo. Também podem ser refogadas ou cozidas em diferentes receitas de sopas, tortas, salgados, omeletes e também acrescentadas ao arroz. Já desidratadas e trituradas, podem enriquecer a farinha usada no preparo de massas e pães.

Flores: também são comestíveis e dão aquele charme na finalização de pratos. Além disso, atraem abelhas e são muito utilizadas na produção de mel.

Fruta: sim, o ora-pro-nóis fornece uma fruta de coloração alaranjada, rica em betacaroteno. É matéria-prima de delícias como geleias, sucos, licores, compotas.

Broto: nada de desperdício, o talinho também pode ser aproveitado. Crocante e com um gostinho que lembra o aspargo, normalmente é degustado cru.

Ah, e você pode plantar e cultivar a Ora-pro-nóbis em sua própria casa, além de encontrar suas folhas em lojas de produtos naturais e orgânicos. Ficou curioso pra experimentar essa Panc? É moleza: tem ora-pro-nóis na nossa receita especialíssima de feijoada vegetariana!



O que é que a ora pro nóbis tem?


Ajuda na saúde intestinal

Fortalece o sistema imunológico

Reforço na saúde do coração


Porção de 100g Total VD*
valor energético 24,8 kcal 1,2 %
carboidratos 3,3 g 1,1 %
proteínas 2,7 g 3,5 %
gorduras totais 0,3 g 0,5 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 5,2 g 20,7 %
sódio 13,0 mg 0,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento