home > ingredientes > milho

Milho

Sobre o milho

Latino americano, saboroso e cheio de história pra contar, o milho é um cereal de alto valor nutricional apreciado também pelo seu sabor e versatilidade.

Pertencente à família Poaceae, seu nome tem origem indígina, significando “sustento da vida”. E não é à toa, né? Os primeiros registros dos seu cultivo entre os povos do litoral mexicano datam de mais de 7.300 anos, fazendo parte da alimentação básica de civilizações importantes, como os Olmecas, Maias, Astecas e Incas, que reverenciavam esse cereal tanto na arte quanto na religião.

Pois milhares de anos depois, o milho continua sendo um sucesso quase onipresente na nossa gastronomia. É a alegria das festas juninas, emprestando seu sabor para o bolo de milho, pamonha, pipoca, canjicas e outros snacks. Mas seu charme não termina aí: ele é presença registrada em pratos do ano todo, desde uma saborosa polenta a farinhas super coringas.

Ah, e o cereal mais produzido no mundo todo tem também outras versões além da amarelinha: há variedades nas cores preta, branca, rajada, rosa e até doce, já imaginou?

Onde o milho é produzido?

O milho é cultivado por todo o planeta, representando cerca de 30% do total de grãos produzidos no mundo. Os principais produtores são os EUA, China, Brasil, União Européia, México e Argentina.

Quais são os nutrientes do milho?

Entre seus nutrientes, podemos destacar as vitaminas do complexo B, além da presença de minerais importantes, como magnésio, fósforo e cobre. O milho também é fonte de fibras, além de fornecer antioxidantes poderosos, como a luteína e a zeaxantina.

Benefícios do milho

E o destaque do milho não fica apenas no sabor e na versatilidade. É um alimento com muitos benefícios para a saúde. Além de fornecer energia, fortalece o sistema imunológico, previne doenças nos olhos, ajuda a controlar o açúcar no sangue, reduz o nível de colesterol e melhora o trânsito intestinal.

Milho cozido engorda?

Isoladamente, nenhum alimento é capaz de engordar ou emagrecer. Uma porção de 100g de milho cozido, o equivalente a uma espiga, apresenta 160 calorias. Só é preciso ficar atento ao uso da manteiga no milho cozido, que vai elevar esses números.

Milho orgânico faz diferença?

De modo geral, os alimentos orgânicos utilizam produtos naturais em seu cultivo, excluindo agrotóxicos, fertilizantes industrializados e transgênicos.

Entre as características do milho orgânico, está a saudabilidade. Não existe comprovação científica de que eles sejam mais saborosos e nutritivos que as versões tradicionais, mas uma coisa é certa: fazem melhor pra saúde e pro meio ambiente.

5 receitas clássicas com milho

Veja o que preparar com essa delícia:

Milho cozido: é só colocar o milho para cozinhar em uma panela de pressão. Deixe 20 minutos em fogo médio após a fervura e prontinho! Basta escorrer e servir.

Pipoca temperada: estoure a pipoca em uma panela com um fio de azeite e despeje numa tigela. Para dar um gostinho de quero mais, use e abuse de especiarias como cúrcuma, coentro, cominho, canela, gengibre, cravo-da-índia, noz moscada e pimenta-do-reino.

Milho refogado: junte o milho cozido com manteiga, cebola e pimenta do reino e não tem erro!

Polenta cozida: com fubá de milho, dá pra criar uma das comfort foods mais deliciosas, a polenta cozida. Cozinhando por cerca de 30 minutos, já está pronta para servir com sua proteína ensopada favorita.

Frango desfiado com milho: aqui na Liv Up, você encontra uma combinação versátil para todas as horas, seja como recheio de sanduíche ou tapioca, ou pra casar com legumes e montar uma refeição divina.



O que é que o milho tem?


Fortalece o sistema imunológico

Reduz os níveis de colesterol

Ajuda a controlar o açúcar no sangue


Porção de 100g Total VD*
valor energético 64,0 kcal 3,2 %
carboidratos 9,2 g 3,1 %
proteínas 2,8 g 3,7 %
gorduras totais 1,8 g 3,3 %
gorduras saturada 0,6 g 2,7 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 4,2 g 16,8 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!