Saiba mais sobre o mel | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > mel

Mel






Sobre o mel

Docinho, saboroso, natural e versátil. Estamos falando do mel, que além de agradar o paladar, é tudo de bom do ponto de vista nutricional. Esse ingrediente delicioso é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, colaborar com a boa digestão, e até mesmo combater a prisão de ventre. Mas seus benefícios não param por aí: o mel é anti-séptico, diurético, antioxidante, calmante, e expectorante. Não é à toa que o mel geralmente está presente nos chás certeiros que as avós preparam com tanto carinho.


Quanto posso consumir de mel diariamente?

Para garantir tudo isso, sem exagerar na dose, a recomendação diária é de, no máximo, uma colher de sopa (o equivalente a 25 gramas). Apesar dos beneficios, vale lembrar: diabéticos devem evitar o consumo dessa especiaria. Isso porque ele possui muito açúcar simples, que eleva a glicemia do sangue rapidamente.


Como saber se o mel é verdadeiro ou falso?

Somente o mel natural é capaz de garantir esses efeitos positivos ao nosso corpo. Se você quer comprovar a qualidade do mel comprado, existem algumas dicas. A primeira é colocar um pouquinho de mel na geladeira. Se ele começar a cristalizar, é puro, mel de verdade. Outro teste é dissolver uma colher de mel na água. O mel puro irá agrupar na parte inferior do copo. Já o mel adulterado ou artificial irá se dissolver. Fique de olho, afinal de contas, falsificar mel é crime.


Qual a relação entre mel e própolis?

Ambos produzidos pelas abelhas, o mel e o própolis, apesar de diferentes, são bastante utilizados na prevenção e tratamento de doenças. A primeira serve como alimento e outra para a manutenção e proteção da colmeia. Você sabia que o própolis é considerado o melhor método de defesa da natureza? Ele ganha o título, aliás, de antibiótico natural, sendo antiviral, antifúngico e antibacteriano.


Curiosidades sobre o mel

As abelhas, além de fornecerem essas substâncias tão importantes, contribuem para nossa alimentação de outras maneiras. Estima-se que um terço do que comemos vem de plantas polinizadas por insetos (80% dos quais seriam abelhas). Aliás, você sabia que, para produzir 450 g de mel, elas precisam visitar 2 milhões de flores? Mas não se preocupe. As abelhas melíferas produzem de 2 a 3 vezes mais mel do que precisam. Então, não estamos prejudicando a natureza se pegarmos esse excesso para o consumo.




O que é que o mel tem?


✓ Melhora função cerebral


✓ Tem poder antibiótico e antosséptico


✓ Reduz o estresse


Porção de 100g Total VD*
valor energético 309,0 kcal 15,5 %
carboidratos 84,0 g 28,0 %
proteínas 0,0 g 0,0 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 6,0 mg 0,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama mel, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)