Ajuda
desconto

home > ingredientes > manjericao

Manjericão

Sobre o manjericão

Mamma mia! Basta adicionar folhas frescas de manjericão para garantir aquele toque bem italiano à preparação, não é?

Apesar da fama, essa erva aromática é nativa da Índia e outras regiões tropicais da Ásia, mas de fato virou sinônimo da gastronomia da Itália. É rica em óleos essenciais, como geraniol, eugenol e linalol, além de fornecer substâncias importantes que cuidam do organismo de dentro pra fora.

Seja no pesto de manjericão, na pizza, na macarronada ou até no salada, a gente assegura, o manjericão transforma qualquer prato.

Quais os benefícios do manjericão para saúde?

Na sua lista de nutrientes estão as vitaminas A, C e K, além de manganês, cobre, cálcio, ferro e ômega-3. Mas não para por aí! Descubra mais sobre os talentos desse alimento especial que vão muito além de aroma e sabor:

Melhora a digestão: contém nutrientes com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que protegem e melhoram as funções do fígado, auxiliando a digestão;

Reforço pro sistema imunológico: inclusive, o consumo de suas folhas é indicado para o alívio de gripes e resfriados. Além disso, sua ação antibiótica protege o corpo contra bactérias e infecções causadas por elas;

Saúde da pele: ajuda a reduzir a inflamação da pele, assim como a acelerar sua recuperação e prevenir o surgimento da acne, sendo utilizado ainda no tratamento de outros problemas, como micose, psoríase e picadas de insetos.

Saúde bucal: as propriedades do manjericão também dão uma mãozinha para combater o mau hálito e doenças bucais.

Existe mais de um tipo?

Se um é bom, 4 tipos de manjericão é ainda melhor! Veja como usar as variedade dessa especiaria para dar um tchan na sua cozinha:

Alfavaca ou manjericão doce: a espécie mais encontrada no Brasil, ideal para o preparo de peixes e frutos do mar, saladas, pizzas, massas, cogumelos, carnes, sanduíches e sopas.

Basílico ou basilicão: variedade mediterrânea, usada para harmonizar com tomate, abobrinha, feijões, alho, cebola, azeitonas e aromatizar muitos pratos, como saladas, massas frescas e pizzas.

Manjericão francês: tem folhas pontudas e miúdas, parecidas com a alfavaca e é indicado para molhos, pastas e também saladas.

Manjericão roxo: uma erva híbrida desenvolvida nos anos 1950, muito utilizada para aromatizar peixes e legumes, por seu sabor e aroma mais amenos.

Como fazer chá de manjericão?

Se você quer saber como usar manjericão para preparar um chá com propriedades incríveis, não tem mistério. Basta colocar 10 folhas frescas ou secas de manjericão em uma xícara de água fervente. Depois, tampe a xícara e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Por fim, é só coar a bebida e se deliciar com um chá diferentão.



O que é que o manjericão tem?


Melhora o sistema imunológico

Ação anti-estresse

Faz bem pra pele


Porção de 100g Total VD*
valor energético 21,0 kcal 1,1 %
carboidratos 3,6 g 1,2 %
proteínas 2,0 g 2,7 %
gorduras totais 0,4 g 0,7 %
gorduras saturada 0,0 g 0,2 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 3,3 g 13,2 %
sódio 4,0 mg 0,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de manjericão?


Adriano
Sítio Paraíso


O Adriano já trabalha conosco há bastante tempo! Teve, inclusive, a oportunidade de participar da entrevista na TV Terra Viva contando um pouquinha da produção de orgânicos no Brasil. Apesar da família sempre ter trabalhado com agricultura, ele se aventurou por alguns anos no meio da logística, mas depois decidiu voltar ao campo junto ao seu pai para produzir orgânicos. Hoje, o Adriano produz cerca de 20 a 30 culturas diferentes, entre folhas, legumes e verduras. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceu 11.655kg de orgânicos para a Liv Up.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, cenoura, abobrinha italiana, alho-poró, hortelã, beterraba, berinjela, manjericão

José Roberto e Michele
Sítio da Michele


Apesar de ter trabalhado com o cultivo convencional, entre 2014 e 2015, José decidiu converter a produção para o manejo orgânico. Em 2017, foi o primeiro produtor a firmar a parceria com a gente no modelo de plantio dedicado: plantar, colher e vender já sabendo da nossa demanda. ;) Já Michele sempre plantou de maneira orgânica no sítio de sua família, uma vez que consome seus próprios produtos para alimentar os filhos! Hoje em dia, José e Michele trabalham juntos no sítio dela. Essa dupla produziu 392kg de ingredientes para a Liv Up entre julho e dezembro de 2019.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã

Ênio
Sítio Pereira


O Ênio é parceiro da Liv Up desde 2017, mas sua vivência com agricultura começou muito antes. Em 2003, ele pediu para o avô um pedaço de terra para poder plantar e, no ano seguinte, começou a se interessar pelo cultivo orgânico. Entre julho e dezembro de 2019, ele forneceu 172kg de hortelã para a Liv Up!


Produtos:

Hortelã, manjericão