VITAMINAS PRA DAR E VENDER: 7 MOTIVOS PRA INCLUIR O MAMÃO NA SUA ROTINA

Uma fruta docinha, que, quando aparece, deixa qualquer café da manhã ou lanche da tarde mais gostoso. Olha só quanta coisa boa tem no mamão!

Essa fruta tropical é extremamente nutritiva: o mamão possui mais de 80% de água em sua composição e tem substâncias que promovem benefícios para o corpo todo.

Quais são os benefícios do mamão?

Além de ser considerado um alimento com efeito calmante natural, o mamão fornece em vitaminas A, C, cálcio, ferro, potássio, licopeno e fibras, entre outros nutrientes. Seus pontos positivos são inúmeros, espia só:

Xô envelhecimento precoce

Ele possui betacaroteno e outras substâncias com ação antioxidante que afastam os danos causados à pele pela ação dos radicais livres. Por conter vitaminas C, A e E, também contribui para uma maior firmeza da pele. 

Ação detoxificante

Os antioxidantes presentes na fruta também ajudam no processo natural de eliminação das toxinas pelo fígado

Aliado da saúde do coração

Por ser rico em fibras e antioxidantes, este alimento ajuda a diminuir a absorção de gordura pelo organismo, reduzindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue. 

Fortalecer o sistema imunológico

Os diversos nutrientes presentes no mamão, como a vitamina C, vitamina A, vitamina E e antioxidantes, aumentam as defesas do organismo, promovendo uma saúde melhor como um todo. 

Olhos saudáveis

Ele contém boas quantidades de vitamina A, um nutriente que ajuda a prevenir a cegueira noturna e retardar os danos da visão relacionados ao envelhecimento; 

Reforço pro sistema nervoso

O mamão fornece vitaminas do complexo B e vitamina E, e por isso ajuda a prevenir doenças como Alzheimer e demência;

Bom funcionamento do intestino

Entre os benefícios do mamão pela manhã, pode-se destacar a contribuição para o fluxo intestinal, evitando a constipação. 

Veja a tabela nutricional do mamão formosa

Quais são os principais tipos de mamão e suas diferenças?

As duas variedades mais populares no Brasil são o mamão Papaia e o mamão Formosa, mas ambos têm propriedades nutritivas similares. Saiba mais sobre eles: 

Mamão formosa

A primeira diferença é que o mamão formosa costuma ser maior que o papaia. Além disso, ele tem uma corzinha mais suave, o que indica uma menor quantidade de licopeno em sua composição. Na prática, isso significa uma presença menor de antioxidantes. Em termos calóricos, o formosa fornece menos energia do que o mamão papaia numa mesma porção. 

Mamão papaia

Esse mamão fornece uma quantidade maior de fibras que o formosa, um pouco mais de calorias e antioxidantes. Ele costuma ser um pouco menor, o que muitas vezes é ideal para quem mora sozinho, evitando desperdícios na geladeira. 

Como o mamão age no intestino?

Sabe porque é tão indicado comer mamão no café da manhã? A resposta é que este alimento é um grande aliado da boa digestão. Ele contém uma substância chamada papaína, que auxilia na quebra das partículas de gorduras. Esse composto, junto às fibras, ajuda no bom funcionamento intestinal e promove a sensação de saciedade. Mas para alcançar esse efeito, é importante sempre combinar a ingestão do mamão a uma boa quantidade de líquidos, certo? 

Posso comer as sementes do mamão?

As sementes – ou grão do mamão – têm diversas propriedades positivas. Sendo assim, elas podem ser consumidas junto com a polpa da fruta in natura, ou então adicionadas a saladas, farinhas, smoothies, vitaminas e sucos. 

Outra curiosidade bacana é que as sementes contêm isotiocianato de benzila – que conta com uma potente ação anti-helmíntica, ajudando no combate aos vermes intestinais

Ele tem contraindicações?

Apesar de super saudável, vale uma atenção especial às gestantes: estudos apontam que o látex presente no mamão verde pode causar contrações no útero e até mesmo provocar o aborto. Por isso, grávidas devem consumir apenas o fruto bem maduro para evitar qualquer complicação.