home > ingredientes > maca

Maçã

Sobre a maçã

Tem alimento mais suculento, versátil e prático que a maçã? É um verdadeiro snack da natureza que você pode carregar onde estiver e saborear.

De onde vem a maçã?

Essa fruta de origem asiática tem mais de sete mil espécies diferentes – todas com características específicas, mas com propriedades nutricionais semelhantes. Aqui no Brasil, as mais consumidas são a maçã gala, maçã argentina, a maçã verde e a fuji.

Quais os benefícios da maçã?

Como diz o ditado, “uma maçã por dia mantém você longe do médico”. E de fato consumir a fruta regularmente ajuda a ter uma vida equilibrada e longe de doenças. Entre as vitaminas que a maçã tem estão as do complexo B, e a vitamina C. A fruta é rica em sais minerais, além de fibras e um potente antioxidante, a quercetina. Em suma, ela tem diversos pontos positivos para a saúde, como:

Fazer bem pro coração

Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial.

Ajuda no bom funcionamento do intestino

As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre. Para isso, é importante consumir a casca. Além disso, a fruta contém pectina, uma fibra que atua como prebiótico para a microbiota intestinal.

Aliada da saúde bucal

Esse alimento também contribui para a limpeza dos dentes e gengivas, graças às propriedades antibacterianas. A maçã também estimula a secreção de saliva, reduzindo a capacidade das bactérias se multiplicarem na boca.

Reforça o sistema imunológico

Por conta da vitamina C em sua composição, ela contribui para dar um up nas defesas do organismo, ajudando e evitar doenças e a ação dos radicais livres.

Qual a diferença entre os tipos de maçã?

Maçã Gala: uma das variedades mais consumidas no Brasil, ela é pequena e tem uma coloração avermelhada, sendo bem macia. É uma delícia para consumir in natura, em saladas, molhos e purês.

Maçã red ou Argentina: como o nome sugere, ela tem uma coloração vermelha intensa. Ela ganha na aparência, mas pode não ser a favorita de quem não gosta quando a fruta se esfarela na boca. É ótima para tortas, sucos e assados.

Maçã Fuji: é a versão com maior durabilidade, sendo adocicada e não muito ácida. Por isso, é super indicada para pratos doces, saladas e geleias.

Maçã verde: é a opção mais azedinha e diferente. Nada mais é que a versão mais “jovem” da maçã vermelha, sendo uma delícia para preparar saladas e smoothies.

Independente de qual seja sua variedade favorita, a dica é optar preferencialmente pela maçã orgânica, que é superior em saudabilidade. Além de ser livre da ação de pesticidas e agrotóxicos.

Faz mal comer maçã à noite?

Não faz mal, mas pode atrapalhar seu sono. Afinal, é comprovado que a maçã é um alimento que ajuda a se manter desperto. Isso acontece pois ela contém açúcares naturais, que são responsáveis por causar uma reação do organismo semelhante à cafeína, fazendo com que a gente se sinta mais desperto e atento.

Uma maçã por dia é suficiente para desfrutar de todos os benefícios do alimento. Ah, e pra garantir tudo isso, consuma sempre com a casca.

5 dicas de como comer a fruta

Além da versão in natura que por si só já é uma delícia, tem mais ideias para você inserir a maçã no cardápio, olha só:

Chá de maçã: perfumada, saudável e gostosa, essa bebida leva apenas três ingredientes – maçã, água e canela. É só cortar 3 maçãs, removendo o miolo, e ferver em 1 litro de água por 90 minutos. Depois, é hora de coar e se deliciar!

Maçã desidratada: se você cortar as maçãs finamente, salpicar canela e levar ao forno, terá um snack delicioso, para comer sem culpa.

Salada de fruta: junte sua maçã favorita com banana, morango, manga e suco de laranja e voilá! Leve para geladeira e seu lanche da tarde está prontinho.

Salada agridoce: a combinação de repolho, cenoura ralada e maçã em cubinhos vai te surpreender. É uma delícia pra trazer muito frescor e leveza às refeições.

Tortinha integral de maçã: tem canela e muita personalidade. E o melhor: a tortinha da Liv Up fica pronta em 30 segundos no microondas.



O que é que a maçã tem?


Rica em vitamina C, sais minerais

Potente antioxidante

Atua no bom funcionamento do intestino


Porção de 100g Total VD*
valor energético 718,0 kcal 35,9 %
carboidratos 13,8 g 4,6 %
proteínas 7,9 g 10,5 %
gorduras totais 75,8 g 137,8 %
gorduras saturada 12,1 g 55,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 8,6 g 34,4 %
sódio 5,0 mg 0,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!