Do temperinho carinhoso no feijão, que deixa aquele sabor único, a fins medicinais. A verdade é que a folha de louro é uma boa surpresa no quesito saúde e sabor.
O louro é conhecido no Brasil por deixar o feijãozinho de cada dia ainda mais saboroso. Mas essa especiaria de origem mediterrânea é usada também para fins medicinais, como tempero em diferentes culinárias e até mesmo como símbolo de nobreza. O ingrediente harmoniza inclusive no preparo de massas, sopas, cremes, pastas e caponatas, emprestando não só sabor como nutrientes aos pratos.
Para começar, o louro tem famosa ação digestiva. Assim, auxilia na produção de bile e também estimula o funcionamento das enzimas digestivas. Além disso, essa folha é fonte de vitaminas A e C, e também de minerais como selênio e potássio – componentes que são excelentes antioxidantes, que combatem o envelhecimento precoce.
Como se não bastasse tudo isso, as folhas de louro têm propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Atuam, inclusive, para amenizar dores de cabeça e cólicas menstruais. Por fim, funcionam como diurético, hidratando o organismo e combatendo a retenção de líquidos. Maravilha, né?
A infusão deste ingrediente ajuda a amenizar estresse e ansiedade. Ou seja, o chá de louro pode ser um bom aliado na hora de relaxar. Ele consegue proporcionar um efeito calmante, sem causar sonolência. Assim, é perfeito para quem está vivendo períodos de estresse, mas precisa de concentração para trabalhar, estudar e etc.
Por geralmente ser retirado dos pratos ao fim do preparo, há quem pense que consumir o louro diretamente pode fazer mal à saúde. Não é o caso! A verdade é que a especiaria é completamente segura para o cozimento. O que acontece é que, devido à textura, é bastante difícil de mastigar, além de ter um sabor amargo. O maior perigo, no entanto, é que você pode se engasgar ou ficar com ele preso em algum lugar do seu sistema digestivo.
Refeições caprichadas e já prontas para deixar sua rotina prática e gostosa: