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Linhaça Dourada






Sobre a linhaça

Seu nome já dá a dica: essa sementinha é originária do linho, usado na confecção de tecidos e outros artefatos desde o Egito Antigo. Não só nas indumentárias dos faraós a planta provava seu valor. A linhaça, além de saborosa, é rica em nutrientes extremamente benéficos ao ser humano. Dentre eles, apresenta os ácidos graxos Ômega 3 e 6, ajudando no controle do colesterol e combatendo doenças cardiovasculares. Fora isso, é rica ainda em proteínas, fibras, minerais, vitaminas C, E e do complexo B.

Super versátil, a linhaça pode ser usada do café da manhã ao jantar. Isso porque ela combina com diversas receitas. Você pode inserir a linhaça em vitaminas, como farinha em bolo, óleo para temperar saladas, em sucos, iogurtes, misturar na granola, em massa de biscoitos e pães, por exemplo. Somando os benefícios à saúde e a variedade do seu uso, motivos não faltam para incluir a semente, seja a dourada ou a marrom, na alimentação.


Como a linhaça deve ser consumida

É importante destacar que, por ser feita de celulose, as cascas dos grão de linhaça não são digeridas pelo intestino. Assim, é melhor consumir o alimento triturado. Isso pode ser feito no liquidificador ou processador. Depois disso, armazene na geladeira por até 24 horas — ela poderá perder os nutrientes se demorar mais que isso para ser consumida.


Qual a diferença entre chia e linhaça?

Por serem funcionais e terem usos semelhantes, há quem confunda a linhaça e a chia. Elas são realmente parecidas nos benefícios e na funcionalidade. No entanto, há diferenças entre elas. A linhaça, por exemplo, tem sementinhas um pouco maiores que as da chia. Enquanto a linhaça tem origem asiática, a chia é americana. Em suma, as duas merecem um lugar especial na sua alimentação e inclusive podem ser consumidas juntas.




O que é que a linhaça dourada tem?


✓ Fonte de proteína


✓ Fonte de ômega-3


✓ Baixa os níveis de colesterol ruim (LDL)


Porção de 100g Total VD*
valor energético 495,0 kcal 24,8 %
carboidratos 43,3 g 14,4 %
proteínas 14,1 g 18,8 %
gorduras totais 32,2 g 58,5 %
gorduras saturada 4,2 g 19,1 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 33,5 g 134,0 %
sódio 9,0 mg 0,4 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama linhaça dourada, não deixe de provar!

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