Ajuda
desconto

home > ingredientes > limao-siciliano

Limão Siciliano

Limão siciliano: uma ótima fonte de vitamina C

Quando a vida te der limões sicilianos…aproveite seu sabor incrível, alto teor de vitamina C e o poder antioxidante dessa fruta cítrica.

A fama do ingrediente é milenar: tem origem no sudeste asiático e foi levado para Europa por volta do ano 1.000. A adaptação do fruto na região da Sicília foi tão incrível que recebeu o nome pelo qual conhecemos.

E a história não acaba por aí: registros indicam que Teofrasto, aluno de Aristóteles e pai da Botânica, foi o responsável pelas primeiras descrições precisas do limão siciliano para fins terapêuticos.

Benefícios do limão siciliano

E falando em pontos positivos pra saúde, o limão siciliano tem um currículo de fazer inveja. Apenas uma unidade da fruta contém quase 90% da quantidade de vitamina C indicada para o consumo diário. Além disso, fornece outros nutrientes importantes como vitamina A, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B3, ferro, fósforo, magnésio e potássio.

Há também uma ótima quantidade de fibras solúveis, com destaque para a pectina – substância que ajuda a melhorar a saúde intestinal e retardar a digestão de açúcares e amidos. Graças a esses e outros atributos, consumir limão siciliano pode diminuir o risco de doenças cardíacas, câncer e pedras nos rins, além de melhorar a absorção de ferro.

É daí também que vem a fama do chá de limão siciliano e da água com limão siciliano – ambas opções refrescantes, saborosas e com benefícios interessantes. Essas bebidas têm o poder de estimular a desintoxicação do físico e melhorar a digestão. Por fim, a ação alcalinizante ajuda a equilibrar eventuais problemas de acidose.

Qual o seu sabor?

Apesar de azedinho, seu sabor é mais suave que os demais limões, e por isso o suco de limão siciliano é tido como uma opção saborosa para os dias quentes. Mas ainda há muitas outras formas de desfrutar deste alimento.

Pode ser usado em bebidas e pratos salgados e doces, como o risoto de limão siciliano, mousse, bolos, molhos, sorvete, cremes, drinks, geleias, licores, tiramisu… opções deliciosas não faltam.

Qual a diferença do limão siciliano para os outros?

Do ponto de vista botânico, o limão siciliano é considerado o limão verdadeiro. Sua árvore pode atingir até 6 metros de altura, tendo flores perfumadas e, como fruto, o alimento de formato alongado, casca grossa e amarelada.

O que pouca gente sabe é que outras variedades do dia a dia, como o limão tahiti, são na verdade limas ácidas. Curioso, não é?

E na Liv Up, você garante um limão ainda mais especial, pois é orgânico. Isso significa que ele é produzido pelos nossos agricultores parceiros conforme a sazonalidade da natureza, o que resulta em alimentos mais saborosos, nutritivos e com respeito ao meio ambiente.



O que é que o limão siciliano tem?


Excelente fonte de vitamina C

Melhora a digestão

Ajuda a amenizar inflamações


Porção de 100g Total VD*
valor energético 14,1 kcal 0,7 %
carboidratos 5,2 g 1,7 %
proteínas 0,3 g 0,4 %
gorduras totais 0,0 g 0,0 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de limão siciliano?


Jefferson
Sítio Alvorada


O Jefferson é um dos nossos primeiros agricultores parceiros. Há muitos anos, ele cultiva e comercializa através de parceiros cerca de 30 culturas diferentes de orgânicos, entre folhas, legumes, verduras e frutas! Só entre julho e dezembro de 2019, o Jefferson forneceu 8.199kg para a Liv Up ;)


Produtos:

Limão tahiti, limão siciliano,abóbora menina brasileira, alho-poró, banana nanica, salsinha, cebolinha, beterraba, berinjela