Ajuda
desconto

home > ingredientes > lentilha

Lentilha

Sobre a lentilha

Presente na alimentação humana desde o período neolítico, a lentilha foi cultivada originalmente no Oriente Médio, e ganhou espaço na Pérsia, Índia, Europa e África. Milhares de anos depois, ela continua fazendo sucesso, e ganhou espaço entre a sofisticada gastronomia francesa, em pratos como o Petit Salé aux Lentilles.

Por aqui, é atração confirmada na ceia de ano novo, mas a lentilha bem que merece um lugar na mesa o ano todo. Afinal de contas, é saborosa, saudável, cheia de nutrientes e super versátil. É uma baita substituta do feijão, vai bem num ensopadinho indiano e tem até lentilha com calabresa.

Qual é o benefício da lentilha?

Quando o assunto é saúde ela também se destaca. Veja porque a lentilha tem tudo pra ganhar sua preferência:

Ossos mais saudáveis: além de fornecer cálcio, contém também isoflavonas que atuam na produção de hormônios importantes para fortalecer os ossos.

Controle do colesterol: as fibras insolúveis presentes na lentilha diminuem a absorção de gorduras.

Desintoxicar o organismo: por ajudar a regular o intestino, contribuem também pra limpeza do organismo, absorvendo as toxinas.

Ameniza sintomas da TPM: graças a uma substância chamada de lignanas, conhecida pela ação semelhante aos hormônios femininos, seu consumo ajuda a diminuir os sintomas de TPM.

Prevenir e tratar a anemia: por ser um alimento abundante em ferro, ajuda a combater a anemia, sendo inclusive bem recomendado em dietas sem carne.

Ajudar a prevenir o câncer: os antioxidantes presentes na lentilha protegem as células do corpo.

É verdade que dá gases?

Assim como outras leguminosas, a lentilha é causadora de gases. Esses alimentos, como o feijão e a ervilha, são ricos em carboidratos não absorvíveis e por isso tendem a fermentar no intestino.

Por isso é tão importante colocar as leguminosas em molho pelo tempo correto. Esse processo, chamado de remolho, melhora a digestão, graças à eliminação de toxinas presente nos grãos. Esses grãos possuem ácido fítico ou fitato – uma substância que se liga ao cálcio, ferro, magnésio e vários outros nutrientes e bloqueiam a absorção desses minerais pelo corpo.

Ou seja, deixar esses alimentos de molho ajuda tanto do ponto de vista nutricional, como melhora desconfortos como os gases. Outra vantagem é que o tempo de cozimento da lentilha depois do remolho é bem mais curto que o tempo de cozinhar grãos secos.

E os ingredientes para fazer lentilha são os mesmos do preparo do seu feijão tradicional. Basta colocá-la na panela de pressão com 1,5 vezes o seu volume de água fria e sem sal, por 10 a 15 minutos. Depois, basta temperar com alho, cebola, sal, pimenta e as suas especiarias favoritas.



O que é que a lentilha tem?


Ajuda a fortalecer os ossos

É fonte de proteínas vegetais

Auxilia no controle do colesterol


Porção de 100g Total VD*
valor energético 339,1 kcal 17,0 %
carboidratos 62,0 g 20,7 %
proteínas 23,2 g 30,9 %
gorduras totais 0,8 g 1,4 %
gorduras saturada 0,1 g 0,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 16,9 g 67,7 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!