Ajuda
desconto

home > ingredientes > leite-vegetal

Leite Vegetal

Sobre o leite vegetal

Bebida vegetal ou leite vegetal, chame como preferir – seja de soja, arroz, castanhas, aveia ou seu ingrediente favorito, estamos falando de um alimento saboroso e que pode ser uma opção super bacana para quem é intolerante à lactose, alérgicos ou pra quem não consome itens de origem animal. Ah, e tem também variedade: além dos sabores, você conta até com versões de leite vegetal em pó.

O que é leite vegetal?

Pois bem, ele nada mais é que uma bebida feita a partir de castanhas, frutos, raízes, grãos ou farelos. Ou seja, totalmente vegano. Provavelmente o mais comum e conhecido é o leite de soja, mas existem alternativas para todos os gostos e ocasiões.

Quais os tipos de leite vegetal?

Se você está se perguntando qual o leite vegetal mais parecido com o de vaca, a resposta é: depende. Isso porque a melhor opção pode variar do ponto de vista do sabor, usos culinários ou nutrientes. Espia só:

Leite vegetal de aveia

Essencialmente, o leite de aveia é feito a partir de uma mistura do farelo com água. Algumas opções industrializadas levam ingredientes extras para produzir um sabor e textura mais desejáveis. É uma boa opção para o café e para substituir o leite animal em receitas doces e salgadas por ter um sabor bem neutro.

Leite vegetal de gergelim

Para obter essa bebida, basta misturar o tahine com água e bater no liquidificador. O resultado é um leite vegetal bem suave.

Leite vegetal de amêndoa

É possível obtê-lo fazendo um mix de amêndoas com água ou usando a manteiga de amêndoa como base. Ele tem uma textura leve e um sabor ligeiramente doce, ideal pra fazer suas vitaminas preferidas.

Leite vegetal de coco

É uma opção cheia de nutrientes e que pode ser feita em casa, mas também é super fácil de encontrar prontinha para consumo.

Leite vegetal de arroz

Um leite bem levinho, obtido da mistura do arroz branco com água. Tem sabor neutro e dá pra consumir puro, no café ou nas receitas do dia a dia..

Leite vegetal de castanha-de-caju

É rico, cremoso e tem um sabor doce de castanha, sendo ideal pra usar como espessante, creme ou como substituto do leite tradicional em sobremesas.

Leite vegetal de soja

O leite de soja normalmente tem um sabor suave e cremoso. Vai bem em sobremesas, shakes e também em bebidas geladas com café.

Vale a pena fazer leite vegetal em casa?

É moleza de preparar e as receitas são amigas do bolso. Em geral, as versões caseiras são bem acessíveis e seguem praticamente o mesmo princípio: bater o ingrediente base com água no liquidificador, peneirar e beber. Veja como fazer usando qualquer castanha (ou substitua esse ingrediente por alternativas como aveia e amêndoas, por exemplo):

• Coloque as castanhas em um recipiente com água;

• Deixe de molho por, pelo menos, 4 horas;

• Escorra a água e lave as castanhas;

• Bata com a água no liquidificador por alguns minutos.

• Coe bem em uma peneira fina ou coador de pano e seu leite vegetal estará prontinho!



O que é que o leite vegetal tem?


Alimento vegano

Fonte de vitaminas

Fácil digestão



Não deixe de provar!