Ajuda
desconto

home > ingredientes > leite

Leite

O leite

Eis um alimento com história pra contar! O leite é velho conhecido da humanidade: seu consumo remonta ao período neolítico, cerca de 6.000 anos atrás.

Com tanto tempo de proximidade, não é de se admirar o leque gigantesco de outros produtos e receitas que derivam da bebida. Queijo, iogurte, sorvete, vitaminas, molhos para massas, doces, sobremesas – a lista vai longe. E se você também não vive sem esse versátil alimento, vale mais conhecer um pouquinho sobre as suas propriedades. Vamos lá?

Quais são os benefícios do leite?

Começando pelos nutrientes, o leite tem muito pra oferecer: além de ser uma fonte de vitamina A, B12 e D, também fornece cálcio, carboidrato e zinco. Seu consumo regular pode trazer diversos benefícios para a saúde, como:

Prevenir a osteoporose e manter os ossos saudáveis, por ser rico em cálcio e conter vitamina D;

Contribuir para a microbiota, ou flora intestinal, graças aos oligossacarídeos, nutrientes que são consumidos pelas bactérias benéficas do intestino;

Ajudar no crescimento dos músculos, pois é rico em proteínas de alto valor biológico;

Favorece aquele sono de qualidade: o leite é considerado um boa fonte de triptofano, estimulando a produção de serotonina e melatonina, que ajudam a regular o sono.

Se tem tantos benefícios, de onde vem a história de que o leite faz mal? Para começar, pessoas alérgicas ou com algum nível de intolerância precisam sim evitar o seu consumo. Além de ser um alimento de difícil digestão, a produção em larga escala estimula o uso de hormônios nas vacas e conservantes no processo de pasteurização. Por isso, é muito importante conhecer a origem do leite que a gente coloca na mesa, certo?

Conheça os tipos de leite

Leite de vaca, leite integral, leite desnatado, leite em pó. Tem opção para todo gosto e preferência. Mas você conhece as diferenças?

O leite de vaca integral, para começar, é aquele que contém gordura natural. Já o semi desnatado, é o leite cuja gordura foi removida parcialmente. O desnatado, por sua vez, tem sua gordura totalmente removida, deixando apenas a porção de proteínas e carboidratos. O leite em pó, por fim, é aquele obtido pela desidratação do leite de vaca integral.

Hmmm, bateu vontade de um leite fresquinho? Na Liv Up, você encontra uma versão especialíssima: leite integral A2 de altíssima qualidade, proveniente de vacas A2A2, que proporciona melhor digestão e é produzido de forma certificada pelos selos BDK e Bem-estar Animal.



O que é que o leite tem?


Ajuda na saúde dos ossos

Contribui para o crescimento dos músculos

Melhora o funcionamento do sistema nervoso


Porção de 100g Total VD*
valor energético 496,7 kcal 24,8 %
carboidratos 39,2 g 13,1 %
proteínas 25,4 g 33,9 %
gorduras totais 24,8 g 45,2 %
gorduras saturada 6,3 g 28,6 %
gorduras trans 0,9 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 323,2 mg 13,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!