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Laranja

Sobre a laranja

Se você é fã das frutas cítricas, vai adorar conhecer tudo sobre a laranja, um alimento cuja origem se confunde com a história da humanidade. O que se sabe com certeza é que a maioria desses frutos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia. Lá, é possível encontrar diversas espécies em estado silvestre – limeiras, cidreiras, limoeiros, toranjeiras, laranjeiras e muito mais.

Quais são os benefícios da laranja?

Além do seu sabor marcante, tem também pontos positivos pra saúde, é claro. Veja quais são os motivos para não faltar laranja no seu dia a dia:

Ajuda no funcionamento do sistema digestivo: a fruta é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais.

Protege contra doenças cardiovasculares: algumas substâncias na laranja, principalmente a pectina, ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Fortalece o sistema imunológico: a laranja é rica em nutrientes importantes como as vitaminas A, B e C, que atuam na produção de glóbulos brancos, assim ajudando a reforçar o sistema imune.

Retarda o envelhecimento: é rica em betacaroteno, vitamina A e C, que são antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, seu consumo ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.

É bom comer o bagaço?

Sim! Além de não rolar desperdício, consumir o bagaço da laranja auxilia no funcionamento regular do intestino, graças às fibras. O bagaço também concentra pectina – uma substância que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue.

Quais os tipos de laranja?

A boa notícia para os apaixonados por laranja é que no Brasil tem muita variedade pra se deliciar. Olha só as opções mais comuns por aqui:

• Laranja pera: é a queridinha dos brasileiros, sendo bastante consumida in natura e em sucos, além de ser o tradicional acompanhamento da feijoada.

• Laranja-baía: também conhecida como laranja com umbigo, ela tem uma saliência na casca, além de não ter sementes, o que a torna bem prática.

• Laranja-lima: é a opção menos ácida, tendo um sabor doce e suave. Por isso, costuma fazer sucesso entre as crianças e ser usada na introdução alimentar de bebês.

• Laranja-da-terra: lembra uma pequena poncã, sendo bastante ácida e suculenta. Na cozinha é usada no preparo de sucos, geleias e compotas.



O que é que a laranja tem?


Retarda o envelhecimento

Ajuda a controlar a glicemia

É fonte de fibras


Porção de 100g Total VD*
valor energético 33,0 kcal 1,7 %
carboidratos 7,6 g 2,5 %
proteínas 0,7 g 0,9 %
gorduras totais 0,1 g 0,2 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 0,0 g 0,0 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!