Ela faz sucesso por ser um ótimo reforço contra resfriados por conta da vitamina C, mas a laranja é ideal para a saúde intestinal e prevenção de doenças.
Se você é fã das frutas cítricas, vai adorar conhecer tudo sobre a laranja, um alimento cuja origem se confunde com a história da humanidade. O que se sabe com certeza é que a maioria desses frutos é originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia. Lá, é possível encontrar diversas espécies em estado silvestre – limeiras, cidreiras, limoeiros, toranjeiras, laranjeiras e muito mais.
Além do seu sabor marcante, tem também pontos positivos pra saúde, é claro. Veja quais são os motivos para não faltar laranja no seu dia a dia:
Afruta é rica em fibras como pectina, celulose e hemicelulose, que facilitam a digestão e ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, também reduz parte da absorção de gorduras. Daí vem a dica de comer laranja depois do almoço ou das refeições principais.
Algumas substâncias na laranja, principalmente a pectina, ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares.
A laranja é rica em nutrientes importantes como as vitaminas A, B e C, que atuam na produção de glóbulos brancos, assim ajudando a reforçar o sistema imune.
É rica em betacaroteno, vitamina A e C, que são antioxidantes e anti-inflamatórios. Ou seja, seu consumo ajuda a combater os radicais livres que causam envelhecimento da pele.
Sim! Além de não rolar desperdício, consumir o bagaço da laranja auxilia no funcionamento regular do intestino, graças às fibras. O bagaço também concentra pectina – uma substância que auxilia na redução do colesterol e reduz a absorção de glicose para o sangue.
A boa notícia para os apaixonados por laranja é que no Brasil tem muita variedade pra se deliciar. Olha só as opções mais comuns por aqui:
É a queridinha dos brasileiros, sendo bastante consumida in natura e em sucos, além de ser o tradicional acompanhamento da feijoada.
Também conhecida como laranja com umbigo, ela tem uma saliência na casca, além de não ter sementes, o que a torna bem prática.
É a opção menos ácida, tendo um sabor doce e suave. Por isso, costuma fazer sucesso entre as crianças e ser usada na introdução alimentar de bebês.
Ela lembra uma pequena poncã, sendo bastante ácida e suculenta. Na cozinha é usada no preparo de sucos, geleias e compotas.
Refeições saudáveis e práticas pra uma semana saborosa: