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Jaca

A jaca

A origem da jaca é a Índia, de onde os portugueses trouxeram a jaqueira para solos brasileiros. A verdade é que a planta se adaptou mais que bem ao nosso clima tropical. Tanto é que algumas algumas frutas recordistas chegam a pesar mais de 50 quilos.

Aliás, pode não ser o maior fruto do mundo, mas é quase. Quem está no Guinness Book é uma abóbora de mais de uma tonelada, daquelas usadas nas tradicionais decorações de halloween. Já entre os frutos produzidos no Brasil, a jaca ganha mesmo o trono!

Quais são os benefícios da jaca?

Não é só o tamanho que impressiona. Esse alimento contém carboidratos, minerais importantes como o cálcio, fósforo e ferro, além de fornecer fibras, vitaminas A, C e do complexo B. Quer mais motivos pra não faltar jaca na sua despensa? Então anota aí:

Combate a pressão alta: o potássio presente na jaca ajuda a prevenir problemas cardiovasculares, além de diminuir os níveis da pressão arterial.

Auxilia na boa digestão: consumir jaca ajuda a manter seu sistema digestivo saudável. Isso por causa da grande quantidade de fibras em sua composição, que ajudam a prevenir a constipação e favorecem a boa digestão.

Retarda o envelhecimento da pele: quer ter uma pele mais bonita e saudável? Invista na jaca, Os antioxidantes encontrados na fruta ajudam a retardar o envelhecimento precoce, assim como combatem a ação dos radicais livres.

Previne anemia: mais um ponto positivo pra ela. A jaca repõe nutrientes essenciais para o organismo e fornece vitamina C, que ajuda a aumentar a absorção de ferro.

Como é que se come jaca?

Não tem segredo: a forma mais simples de consumir o fruto da jaca é abri-lo ao meio e se deliciar com a sua polpa docinha. Com ela, dá pra fazer vitamina de jaca, suco, sorvete, e até geleia.

E nos quitutes salgados, também faz bonito. É o ingrediente da famosa “carne de jaca'', feita com a fruta verde, uma delícia que marca presença na culinária vegana ou vegetariana. Super versátil, vira recheio de coxinha, torta salgada, hambúrguer, patê e escondidinho.

Como saber se a jaca está madura?

Não precisa meter o pé na jaca. Basta pressionar e observar sua aparência. A casca, normalmente grossa, rompe-se com mais facilidade quando a fruta está bem madura.

Ah, e vale lembrar que, por aqui, encontramos basicamente duas espécies de jaca: a dura e a mole. A primeira tem frutos maiores e mais firmes, mais indicada para o preparo da carne de jaca. A jaca mole é menor, mais doce, um pouco ácida e muito cheirosa.



O que é que a jaca tem?


Auxilia na boa digestão

Mantém os ossos saudáveis

Afasta o envelhecimento precoce


Porção de 100g Total VD*
valor energético 87,9 kcal 4,4 %
carboidratos 22,5 g 7,5 %
proteínas 1,4 g 1,9 %
gorduras totais 0,2 g 0,4 %
gorduras saturada 0,1 g 0,5 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,4 g 9,5 %
sódio 1,8 mg 0,1 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento