Ajuda
desconto

home > ingredientes > iogurte-natural

Iogurte Natural

Sobre o iogurte natural

Não existe um consenso sobre a origem do iogurte, mas acredita-se que o leite fermentado que serviu de base para o alimento surgiu nas regiões balcânicas e da Turquia Asiática. Algumas fontes relatam que foram os búlgaros, nômades da Ásia, que levaram o iogurte para a Europa, já na segunda metade do século VII.

O iogurte natural mais saudável é feito apenas com leite e fermento vivo, resultando num alimento delicioso para você comer puro ou incrementar com frutas, mel, granola, além de usar em várias receitas, como bolos, pães e sobremesas.

Quais os benefícios do iogurte natural?

Além do quesito sabor, tem uma série de benefícios pra sua saúde:

Melhorar a flora bacteriana intestinal: consequentemente, ajuda no combate de problemas como, por exemplo, síndrome do intestino irritável, câncer de cólon, prisão de ventre, gastrite e disenteria.

Melhorar o trânsito intestinal: as bactérias facilitam a digestão das proteínas pelo organismo, permitindo uma melhor digestibilidade.

Fornecer cálcio e fósforo para o organismo: como fonte desses minerais importantes, o iogurte ajuda a manter a saúde óssea e dos dentes, contribuindo também pra prevenção da osteoporose.

Aumento da massa muscular: por ser rico em proteínas, é um alimento indicado para consumir antes e depois do treino.

Fortalecer o sistema imunológico: além dos probióticos, o iogurte contém minerais como zinco e selênio, ajudando a regular e ativar as células do sistema imune.

Qual a composição do iogurte natural?

O verdadeiro iogurte natural costuma possuir mais probióticos e menos aditivos químicos, além de ser rico em nutrientes como proteínas, vitaminas do complexo B e minerais. Ele é feito, basicamente, de dois ingredientes: leite e fermento lácteo.

3 combinações para experimentar em casa

Para deixar seu consumo de iogurte ainda mais especial, tem ideias pra você experimentar, casando saúde e sabor:

Sobremesa com iogurte natural: que tal curtir um picolé caseiro? Na lista de ingredientes, apenas três itens: banana, iogurte natural e granola.

O modo de preparo também é simples: basta descascar a banana, passá-la no iogurte natural e em seguida na granola. Aí é só espetar um palito de picolé na fruta e levar ao freezer por aproximadamente 20 minutos antes de saborear.

Molho pra salada com iogurte: pois bem, qualquer saladinha básica ganha um toque mágico com esse molho. Misture um pote de iogurte natural com duas colheres de sopa de azeite, acrescente 1 dente de alho picadinho, além do sal e pimenta do reino. Você pode variar a receita misturando páprica ou as suas especiarias favoritas.

Iogurte natural com frutas: todo mundo sabe que a combinação de frutas e iogurte é um sucesso. Iogurte natural com morangos, maçã, kiwi, manga... Todas as opções são deliciosas e nutritivas e ainda você pode adicionar castanhas, nozes, granola, linhaça, entre outras sementes pra dar mais textura e adicionar ainda mais saúde na jogada.



O que é que o iogurte natural tem?


Bom funcionamento do intestino

Ajuda a melhorar o humor

Fonte de proteínas


Porção de 100g Total VD*
valor energético 44,0 kcal 2,2 %
carboidratos 8,4 g 2,8 %
proteínas 3,3 g 4,4 %
gorduras totais 0,7 g 1,3 %
gorduras saturada 0,2 g 0,9 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 6,8 g 27,2 %
sódio 30,0 mg 1,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!