Ajuda
desconto

home > ingredientes > hortela

Hortelã

Sobre a hortelã

Tem origem mitológica e presença registrada em diversas civilizações ao longo de milhares de anos, dos egípcios aos hebreus. O fato é que a hortelã une refrescância, sabor e um universo de possibilidades. Afinal, essa erva faz bonito seja em saladas, coquetéis e também para tirar as sobremesas do lugar comum. Gosta de um frescor? Então a hortelã é a pedida certa!

Qual é o benefício da hortelã?

Já ouviu falar que chá de hortelã emagrece? Pois bem, os benefícios dessa bebida vão muito além da balança. Ela é rica em vitamina C, betacaroteno, cálcio, potássio e fibras, e tem muitos positivos pra sua saúde, espia só:

Melhora a digestão: as espécies do gênero mentha ajudam a aliviar distúrbios gastrointestinais. Ela relaxa os músculos do estômago e ainda auxilia na digestão de gorduras. O sabor mentolado também ajuda a reduzir o apetite e aquela vontade de comer um docinho fora de hora.

Alivia a síndrome do intestino irritado: seu consumo regular pode ajudar no tratamento de sintomas como dor, inchaço, gases e etc.

Ação contra gripes e resfriados: o mentol é um ótimo descongestionante e expectorante, ajudando a diminuir a dor de garganta e a tosse seca.

Amiga da saúde bucal: não é só pelo frescor irresistível que a menta é ingrediente de diversos produtos bucais. Ela não só neutraliza o mau hálito como também combate bactérias que causam cáries.

Ação antisséptica: dificulta o crescimento de bactérias no trato digestivo.

Tem efeito tranquilizante: ajudando a diminuir sintomas de estresse, ansiedade e agitação.

Alívio das dores de cabeça: graças ao seu poder vasodilatador, capaz de ativar a circulação e diminuir as dores.

Quais os tipos de hortelã?

Quando o assunto é variedade, a hortelã também surpreende. Saiba como diferenciar e usar cada uma delas nas suas receitinhas:

Hortelã das hortas (Mentha spicata): é aquela de folha miudinha e mais escura, que normalmente se encontra nas feiras. Boa pra chá, suco e também no tempero de carnes e saladas.

Hortelã da água (Mentha aquatica): geralmente nasce perto da água, é mais utilizada para fins medicinais, como chá para estômago, digestão, e resfriados.

Hortelã-pimenta (Mentha piperita): é a que tem um sabor diferentão, sendo mais forte e ardida.

Hortelã-japonesa (Mentha arvensis): é também chamada de hortelã-brava ou hortelã-doce. É super rica no óleo essencial de mentol e, por isso, bastante usada na cozinha e na medicina popular.

Hortelã-maçã (Mentha suaveolens): também conhecida como hortelã-brava, ela é bastante utilizada para fins medicinais, como condimento, aromatizante e como planta ornamental.

Como fazer o clássico chá de hortelã?

Que tal um chazinho de hortelã pra relaxar? Preparar é moleza pura: basta acrescentar a hortelã em água a ponto de fervura e tapar. Deixe a infusão descansar entre cinco e dez minutos, coe e beba! Você também pode preparar um saboroso e aromático chá de hortelã com limão e mel.

Garante aquele fresco no tabule ou no mojito – aqui na Liv Up você encontra hortelã fresquinha e totalmente orgânica, vinda diretamente das hortas dos produtores parceiros.



O que é que a hortelã tem?


Ajuda a melhorar a digestão

É amiga da saúde bucal

Ótimo diurético


Porção de 100g Total VD*
valor energético 44,0 kcal 2,2 %
carboidratos 8,4 g 2,8 %
proteínas 3,3 g 4,4 %
gorduras totais 0,7 g 1,3 %
gorduras saturada 0,2 g 0,9 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 6,8 g 27,2 %
sódio 30,0 mg 1,3 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!




Quer saber um pouco mais sobre nossos fornecedores de hortelã?


Adriano
Sítio Paraíso


O Adriano já trabalha conosco há bastante tempo! Teve, inclusive, a oportunidade de participar da entrevista na TV Terra Viva contando um pouquinha da produção de orgânicos no Brasil. Apesar da família sempre ter trabalhado com agricultura, ele se aventurou por alguns anos no meio da logística, mas depois decidiu voltar ao campo junto ao seu pai para produzir orgânicos. Hoje, o Adriano produz cerca de 20 a 30 culturas diferentes, entre folhas, legumes e verduras. Só entre julho e dezembro de 2019, forneceu 11.655kg de orgânicos para a Liv Up.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, cenoura, abobrinha italiana, alho-poró, hortelã, beterraba, berinjela, manjericão

José Roberto e Michele
Sítio da Michele


Apesar de ter trabalhado com o cultivo convencional, entre 2014 e 2015, José decidiu converter a produção para o manejo orgânico. Em 2017, foi o primeiro produtor a firmar a parceria com a gente no modelo de plantio dedicado: plantar, colher e vender já sabendo da nossa demanda. ;) Já Michele sempre plantou de maneira orgânica no sítio de sua família, uma vez que consome seus próprios produtos para alimentar os filhos! Hoje em dia, José e Michele trabalham juntos no sítio dela. Essa dupla produziu 392kg de ingredientes para a Liv Up entre julho e dezembro de 2019.


Produtos:

Salsinha, cebolinha, manjericão, hortelã

Ênio
Sítio Pereira


O Ênio é parceiro da Liv Up desde 2017, mas sua vivência com agricultura começou muito antes. Em 2003, ele pediu para o avô um pedaço de terra para poder plantar e, no ano seguinte, começou a se interessar pelo cultivo orgânico. Entre julho e dezembro de 2019, ele forneceu 172kg de hortelã para a Liv Up!


Produtos:

Hortelã, manjericão