Saiba mais sobre o grão de bico | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > grao-de-bico

Grão De Bico






Sobre o grão de bico

Também conhecido como grão da felicidade, o grão-de-bico é uma leguminosa que une dois universos: é gostoso e nutritivo. Os motivos para consumir esse ingrediente são muitos. Um deles é o triptofano em sua composição – um aminoácido poderoso que estimula a produção de serotonina. Esse hormônio é responsável pela sensação de bem-estar. Assim, o efeito do grão-de-bico no seu cérebro é semelhante ao do chocolate. A vantagem é que o grão tem menos calorias e gorduras.


Os benefícios do grão-de-bico

A lista de benefícios do consumo de grão-de-bico tem muito mais itens. O alimento é rico em fibras e proteínas, assim atua na prevenção da diabete e faz bem pra digestão. Além disso, ajuda a manter a sensação de saciedade e atua na manutenção do peso, controla os níveis de açúcar no sangue, protege contra doenças como câncer e problemas cardíacos.


Como consumir o grão-de-bico?

Em termos gastronômicos, seu sabor lembra nozes e a textura combina com diversos alimentos do nosso dia a dia. E, por ser tão rico em proteínas, acaba sendo um excelente ingrediente em dietas vegetarianas e veganas. Assim, você pode apostar sem medo no grão-de-bico nas suas principais refeições. Além de substituir leguminosas com o feijão ou lentilha, é possível usá-lo em saladas, para fazer hambúrguer vegetal, preparar um snack saudável ou até mesmo como ingrediente em sopas e cremes.


Como preparar e congelar esse alimento?

Para fazer o preparo, é preciso lavar bem os grãos. Depois disso, deixe de molho por, no mínimo, 12 horas. Esse processo é necessário para hidratar os grãos, facilitando o cozimento e garantindo a mesma textura em cada grãozinho. Depois do cozimento, dar um choque térmico com água bem gelada no grão-de-bico ajuda para que as casquinhas se soltem. Outra opção é esfregar com as mãos ou com um pano para ajudar a remoção da pele.

Como esse processo dá um pouquinho de trabalho, há quem prefira cozinhar quantidades maiores de grão-de-bico e armazená-lo no congelador. Para isso, é só escorrer a água após o cozimento e guardar as porções em saquinhos ziplock ou refratários de vidro.




O que é que o grão de bico tem?


✓ Fonte de proteína vegetal


✓ Auxilia no bom funcionamento do intestino


✓ Ajuda no controle do colesterol


Porção de 100g Total VD*
valor energético 354,7 kcal 17,7 %
carboidratos 57,9 g 19,3 %
proteínas 21,2 g 28,3 %
gorduras totais 5,4 g 9,9 %
gorduras saturada 0,9 g 4,1 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 12,4 g 49,4 %
sódio 5,2 mg 0,2 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama grão de bico, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)