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Gergelim






O gergelim

Essa versátil semente tem história milenar: já era usada com mel pelas civilizações egípcias como um aliado da beleza. Atualmente, é fácil encontrar o gergelim em pães, óleos, bolos, sopas e até mesmo no sushi. Suas propriedades nutricionais são tão valiosas que o ingrediente é usado na medicina Ayurveda, de origem indiana – um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo, que serviu de base para a medicina tradicional chinesa.


Benefícios do gergelim

Esse pequeno ingrediente é gigante quando o assunto é saúde. Ele ajuda, por exemplo, na prevenção de doenças cardiovasculares, por conta de suas gorduras boas, que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL). Um dos principais benefícios do gergelim é sua ação no bom funcionamento do intestino, graças ao alto teor de fibras em sua composição.

Além de tudo isso, as sementes de gergelim também têm potencial anti-inflamatório, prevenindo dores musculares e nos ossos. O alimento, por fim, é recomendado para regular os níveis de açúcar no sangue.


Quanto gergelim podemos consumir?

Como tudo em excesso faz mal, vale lembrar que embora não haja uma regra específica, a quantidade diária não deve ultrapassar o equivalente a uma colher de sobremesa, ou cerca de 30 gramas. Além disso, é recomendado beber dois litros de água, todos os dias, para estimular a absorção dos nutrientes.


Quais as diferenças entre o gergelim branco e o gergelim preto?

Embora as cores sejam diferentes, os dois tipos de gergelim são semelhantes. A principal diferença do ponto de vista nutricional é que o preto possui uma maior quantidade de vitamina A, cálcio e óleo em comparação ao branco. Assim, oferece maiores benefícios à saúde. Porém, os dois tipos são opções saudáveis.


Como preparar o gergelim

Consumir o gergelim in natura (sem torrar) é a melhor maneira. No entanto, ele deve ser macerado ou batido para que casca quebre e os nutrientes sejam melhor absorvidos. O ingrediente pode ser misturados em sucos, smoothies e shakes, usados em saladas, sanduíches, tapiocas e etc.




O que é que o gergelim tem?


✓ Rico em ferro, combate a anemia


✓ Contém ação anti-inflamatória


✓ Estimula a produção de serotonina


Porção de 100g Total VD*
valor energético 573,0 kcal 28,7 %
carboidratos 23,5 g 7,8 %
proteínas 17,7 g 23,6 %
gorduras totais 49,7 g 90,4 %
gorduras saturada 7,0 g 31,8 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 11,8 g 47,2 %
sódio 11,0 mg 0,5 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama gergelim, não deixe de provar!

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