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Fubá






O fubá

Fubá é uma palavra herdada – como tantos elementos da nossa cultura gastronômica – dos africanos, que usam o termo para designar farinha. Ela é um insumo fino extraído do milho cru, que os portugueses passaram a utilizar como ingrediente em pratos como mingaus, pudins, broas, creme de milho, entre outros. Centenas de anos depois, ela ainda é item fundamental nas cozinhas brasileiras.


Quais são os nutrientes do fubá e seus benefícios para a saúde?

Para começar, o alimento é rico em niacina, zinco e ferro, que, por sua vez, contribui para a manutenção dos glóbulos vermelhos, protegendo o sistema imunológico. O fubá ainda oferece potássio, fósforo e magnésio.

Boa notícia para os celíacos: por não apresentar glúten, o fubá por ser usado sem medo. Aproveite, então, as receitas com fubá, como o bolo e outras delícias! Além disso, o alimento é indicado para as mulheres grávidas por ser uma fonte de ácido fólico, fundamental para a boa formação do bebê. Por fim, o fubá é conhecido por fornecer fibras e isso colabora com bom funcionamento do intestino. É útil também para conter o risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes.


Fubá x farinha de milho

De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), farinha de milho e fubá são a mesma coisa: trata-se do produto obtido a partir da moagem do grão de milho. No entanto, na prática, tais produtos apresentam características e funções diferentes:

- Farinha de milho flocada: em seu processo de produção, essa farinha de milho é hidratada, triturada e depois torrada. Assim, o resultado são flocos espessos sequinhos, que conhecemos também pelo nome de farinha de biju.

- Fubá: é um produto de grãos médios, na qual o milho degerminado é moído. O resultado, nesse caso, é uma farinha com flocos mais finos, e que absorve mais água.


Os diferentes tipos de fubá

Basicamente, existem três variedades: o tradicional fubá, o fubá mimoso e a semolina. O primeiro nada mais é do que a farinha de milho obtida a partir da moagem do grão de milho e tem espessura média. O chamado mimoso é mais fino, usado principalmente na preparação de bolos e polentas. Por fim, a sêmola ou semolina é uma farinha de milho mais grossa, indicada para a preparação de broas.




O que é que o fubá tem?


✓ Rico em ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio


✓ Fonte de fibras


✓ Funciona como uma alternativa sem glúten à farinha de trigo


Porção de 100g Total VD*
valor energético 353,0 kcal 17,7 %
carboidratos 78,9 g 26,3 %
proteínas 7,2 g 9,6 %
gorduras totais 1,9 g 3,5 %
gorduras saturada 0,4 g 1,8 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 4,7 g 18,8 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



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