Ajuda
desconto

home > ingredientes > feijao-carioca

Feijão Carioca

Origem do feijão carioca

Senta que lá vem história: você sabe porque o feijão carioca se chama assim se no Rio de Janeiro se come feijão preto? Porque seu nome foi inspirado em uma raça de porco caipira, e não na cidade do Rio.

Diz a lenda que o feijão carioca, na verdade, surgiu em uma propriedade rural de São Paulo, na década de 1970. Isso porque um produtor encontrou uma planta diferente em meio à sua lavoura, uma mutação vistosa, que produzia o dobro das outras. Percebendo os benefícios, levou a semente para um instituto agronômico, a fim de multiplicar e testar o grão.

A cor do feijão é a mesma de uma raça de porco caipira, chamada carioca, bastante comum na época e famosa por suas listras espalhadas no corpo. Vendo a semelhança, o agricultor decidiu homenagear o novo feijão com o nome do animal. E, assim, um feijão bege descoberto em SP recebeu o nome de carioca.

Quais os benefícios do feijão carioca?

Hmm, olha que não é pouca coisa! O carioca ou carioquinha é a variedade mais consumida no Brasil. E não é sem mérito: além de ser delicioso, seus grãos são ricos em cálcio e ferro, ajudando a combater a anemia, além de conter alto nível de proteínas e de fibras.

Como fazer feijão carioca?

Este clássico das cozinhas brasileiras é imbatível e o segredo está no tempero. O modo de preparo é simples, mas o resultado deixa o dia a dia mais saudável e gostoso.

Antes de mais nada, lembre-se de deixar o feijão de molho por pelo menos 12 horas e troque a água uma vez neste período. Esse processo de remolho diminui o tempo de cozimento do feijão carioca e elimina as substâncias que deixam o alimento indigesto, além de melhorar a absorção dos seus nutrientes.

Dicas para um tempero gostoso

Se você quer aprender a fazer um feijão carioca bem temperado, anote aí:

• Depois do molho, é só colocar na pressão por cerca de 30 minutos.

• Enquanto o feijão cozinha, descasque e pique fininho uma cebola e dentes de alho.

• É só refogar esses ingredientes e temperar com sal, pimenta, e colocar na fervura com folhas de louro, cominho e coentro desidratados.

• Para engrossar o caldo, basta amassar os grãos de duas conchas do feijão cozido.

O resultado é aquele feijão caseiro irresistível! E pra quem não tem tempo de preparar, na Liv Up você encontra uma versão com ervas e temperinhos – como se tivesse sido feita em casa, mas fica pronto num piscar de olhos.



O que é que o feijão carioca tem?


Fonte de ferro e proteína

Favorece o bom funcionamento intestinal

Ajuda no controle do colesterol


Porção de 100g Total VD*
valor energético 329,0 kcal 16,5 %
carboidratos 61,2 g 20,4 %
proteínas 20,0 g 26,6 %
gorduras totais 1,3 g 2,3 %
gorduras saturada 0,2 g 0,9 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 18,4 g 73,7 %
sódio 0,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



Não deixe de provar!