Saiba mais sobre a farinha de trigo | Liv Up Ingredientes
Ajuda


home > ingredientes > farinha-de-trigo

Farinha De Trigo






Saiba mais sobre a farinha de trigo

Curinga na cozinha dos brasileiros, a farinha de trigo está presente em grande parte das receitas mais populares e saborosas da nossa história. Existem, aliás, diversas opções de farinha de trigo, o que pode causar dificuldade na escolha.


Qual a melhor farinha de trigo?

Isso depende de qual a receita a ser preparada. No geral, a grossura da moagem influencia diretamente no resultado final. Um número contido no rótulo da farinha de trigo indica a grossura do processo realizado neste produto. Quanto maior o número, mais grossa é a farinha. Quanto mais fininha, menos integral e completa ela é.

Assim, por exemplo, a farinha de trigo super fina (T55) é indicada para preparar pães de maneira mais fácil, enquanto a farinha integral (T150) é nutricionalmente mais interessante.


Como o trigo vira farinha?

Farinha branca é o nome dado para o tipo de farinha que passa por um processo de refinamento de seus grãos (geralmente de trigo, mas existem também a de arroz e os polvilhos). Mas como pode um ingrediente extraído de um grão dourado ficar tão branquinho?

A verdade é que essa transformação acontece no moinho e envolve diversas etapas. O primeiro passo é a limpeza do trigo colhido para que fique livre de impurezas. A segunda parte é descascar o trigo, para que se aproveite apenas a parte branca do grão, o endosperma. Esse “miolo” é a parte rica em amido, o carboidrato que nos fornece energia.

Para fazer essa separação, o trigo é umedecido, triturado e peneirado. No final, sobram dois produtos: a farinha branca e o farelo de trigo. A farinha resultante de tudo isso é classificada como tipo I e tipo II e, finalmente, enriquecida com ácido fólico e ferro, conforme a legislação brasileira.




O que é que a farinha de trigo tem?


✓ Fonte de vitaminas do complexo B


✓ Contém fibras, principalmente em sua versão integral


✓ Rico em gorduras boas


Porção de 100g Total VD*
valor energético 360,0 kcal 18,0 %
carboidratos 75,1 g 25,0 %
proteínas 9,8 g 13,1 %
gorduras totais 1,4 g 2,5 %
gorduras saturada 0,0 g 0,0 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 2,3 g 9,2 %
sódio 1,0 mg 0,0 %

Valores diários de referência com base em uma dieta de 2000 kcal ou 8400J. Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas. (**) VD não estabelecido. (***) Informação Não Disponível no momento



E se você ama farinha de trigo, não deixe de provar!

Minha sacola


Clique em "adicionar" para
adicionar produtos na sua sacola :)